A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu início, nesta semana, à remoção de 32 mil toneladas de milho para o Programa de Venda em Balcão (ProVB). Esta operação é a maior dos últimos cinco anos destinada ao programa. A ação inclui nove lotes distribuídos para 27 destinos. Destes, 26 estão localizados nas regiões Norte e Nordeste para atendimento ao ProVB. Um lote será enviado para Uberlândia, Minas Gerais, para servir como estoque para futuras demandas do programa.

A operação será realizada sem divisão em etapas. A logística envolverá mais de 30 caminhões por dia para o transporte dos grãos. O foco da ação é o abastecimento do Programa de Venda em Balcão. O ProVB visa disponibilizar acesso aos estoques públicos de produtos agrícolas para pequenos criadores de animais e agroindústrias de pequeno porte.

O objetivo é equilibrar a oferta de milho em regiões onde o acesso ao produto é limitado. Além disso, a Conab espera ainda evitar possíveis impactos da falta do grão na cadeia produtiva de proteína animal e em pequenas indústrias de transformação.

ProVB – Operacionalizado pela Conab, o Programa de Venda em Balcão beneficia mais de 20 mil clientes em cerca de 21 estados, com vendas superiores a 10 mil toneladas por mês. Ele permite a venda direta de produtos agrícolas, principalmente milho em grãos, dos estoques públicos para pequenos criadores rurais.

O programa visa facilitar o acesso desses produtores a insumos para alimentação animal, oferecendo quantidades menores e preços compatíveis com o mercado atacadista local. Para participar, os criadores devem se cadastrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), entre outros requisitos. O ProVB atende criadores de animais de pequeno porte, entre outros públicos.

Confira aqui o edital completo do Aviso de Frete nº 94/2024.

Fonte: Assessoria de Imprensa Conab



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.