Há evidências claras de que a resistência ao nematicida pode ocorrer em condições de laboratório, entretanto, não está claro se a resistência ao campo pode ocorrer em condições naturais. Existem também algumas evidências que mostram que o aumento da degradação de nematicidas e de outros produtos químicos no solo pode ocorrer através do aumento da atividade microbiana (não seria a resistência clássica, mas com impacto semelhante).

O metabolismo aprimorado de produtos químicos no solo, tende a ser específico da classe química, o que significa que a rotação de nematicida/inseticida/fungicida ou a redução nos intervalos de aplicação podem retardar sua ocorrência.

O risco de resistência pode variar significativamente entre as culturas, algumas sendo consideradas de baixo risco pelo baixo número de aplicações, enquanto outras recebem múltiplas aplicações por ano/safra. Portanto, garantir a durabilidade das tecnologias existentes é de extrema importância e valia para a agricultura.

Pôster com alertas e informações sobre resistência e com o Modo de Ação de Nematicidas pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

O Folder completo, com o Esquema de Classificação dos Modos de Ação de Nematicidas pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

Ambos materiais são encontrados no site do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas – IRAC-BR.

Fonte: IRAC Brasil
Foto de capa: Fonte: TMG – Lavoura afetada com nematoide do cisto na soja 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.