Em busca de maior segurança em relação ao mercado de commodities e, aproveitando o momento de alta nos preços das commodities agrícolas, os cooperados da Integrada aumentaram o volume de fixação da soja. De acordo com dados do departamento comercial da cooperativa, até o momento. Ao todo, cerca de 80% da produção de soja referente à safra 2019/20 foi fixada.
Comercialização
O percentual é um dos maiores já registrados pela Integrada. De um total estimado em mais de 21 milhões de sacas de recebimento, 16 milhões já foram negociadas pelos produtores. De acordo com o superintendente comercial, João Bosco Azevedo, o produtor tem aproveitado o bom momento do mercado agrícola para comercializar a sua produção. A alta do dólar frente ao real é um dos fatores principais para a manutenção do valor favorável nos preços das commodities. Somado à alta produção da oleaginosa, os produtores de grãos vivem em um dos momentos mais atrativos.
Colheita
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a estimativa de colheita no Paraná será de 20,6 milhões de toneladas, ante 16,1 milhões de toneladas da safra anterior. O clima, que inicialmente preocupou os produtores no início da semeadura da soja, tornou-se benéfico à produção agrícola, o que ajudou não só o Paraná, mas todo o Brasil, a ter uma super safra de soja.
Fonte: Portal Sistema Ocepar