Constantemente novas tecnologias surgem para aumentar a produtividade, conferir resistência e/ou aumentar a eficiência dos cultivos agrícolas. Entre elas, as cultivares Block® que podem ser alternativas no manejo de pragas da soja, principalmente se tratando de percevejos.
Em vídeo no canal Embrapa – Radar da Tecnologia Soja, os pesquisadores da Embrapa Adeney de Freitas Buemo e Carlos Arrabal Arias, além de Aljian Alban, coordenador de pesquisa da Gebana Brasil, introduzem a problemática dos percevejos na cultura da soja, além de apresentar a tecnologia e os benefícios da sua utilização.
A Tecnologia Block®, abrange uma linha de cultivares de soja da Embrapa e tem como finalidade auxiliar o produtor rural no manejo dos percevejos na soja. As cultivares apresentam tolerância aos percevejos, além de boas produtividades. (Embrapa – Radar da Tecnologia Soja, 2020).
Dentre a variedade de percevejos que podem incidir sobre a cultura da soja, Adeney destaca que as principais espécies são o E. heros, o P guildinii e o Dichelops spp.
Figura 1. Percevejos da cultura da soja.
Os danos causados pelos ataques dos percevejos vão desde injurias leves até o total comprometimento dos grãos, causando lesões que podem inviabilizar a germinação dos das sementes, causando perda de qualidade fisiológica da semente. Além dos danos causados aos grãos e sementes, Adeney destaca que no Paraná em média são realizadas duas aplicações para o controle de percevejos em soja, o que acarreta em custos de produção. Além disso, em virtude da dificuldade dos produto atingir o alvo, muitas vezes pelo efeito “guarda-chuvas” há certa dificuldade em realizar aplicações eficazes e eficientes para o controle da praga.
Dessa forma, é necessário buscar novas alternativas que possibilitem fortalecer o manejo integrado de pragas, não ficando refém apenas nas aplicações de inseticidas. Uma das alternativas é o emprego de cultivares resistentes, além da utilização de produtos seletivos e bioprodutos.
Cultivares com a tecnologia Block® apresentam maior tolerância ao ataque de percevejo quando comparadas a cultivares não Block®, fato que pode ser observado na figura 2, onde pesquisadores da Embrapa submeteram cultivares Block® e uma cultivar amplamente difundida (NA 5909) sobre o contato direto com um e quatro percevejos por metro quadrado nos estádios R4 e R5.
Figura 2. Cultivares Block® e uma cultivar não Block® (NA 5909) submetidas ao contato com diferentes densidades de percevejo (1 e 4 percevejos.m-2).
Conforme observado na figura 2, os efeitos da tolerância das cultivares Block®, ao ataque dos percevejos é visível, mostrando o potencial de utilização das cultivares no manejo integrado de pragas. Adeney complementa dizendo que as cultivares com a tecnologia Block® são tão produtivas quando as demais cultivares disponíveis no mercado.
Aljian comenta que em experimentos realizados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, as cultivares com a tecnologia Block® apresentaram bons resultados, tanto de desenvolvimento quando de produtividade. Aljian diz que de maneira prática, pode perceber nos ensaios experimentais que quando comparada a outras cultivares sem a tecnologia Block®, as cultivares que contem a tecnologia tendem a ser menor “preferias pelas lagartas”, demonstrando eficiência das cultivares no manejo de pragas.
Quando comparada a produtividade da cultivar com a tecnologia Block®, com a produtividade da cultivar BRS 511 nos ensaios acompanhados por Aljian, nota-se que a Block® apresentou boas produtividades, sendo elas muito próximas as produtividades obtidas pela cultivar BRS 511.
Figura 3. Data de semeadura, data de colheita, produtividade média, ciclo, altura e população de plantas para a cultivar BRI13-5301 e cultivar BRS 511 em diferentes regiões de cultivo para a safra 2019/20.
Assim como destacado por Adeney, nota-se que as cultivares com a tecnologia além de serem ótimas alternativas para o manejo integrado de pragas apresentam boas produtividades quando comparadas as demais cultivares de soja.
Além da capacidade produtiva e da tolerância ao ataque de percevejos, Carlos Arrabal destaque que as cultivares com tecnologia Block® são produzidas pelos meios do melhoramento genético tradicional o que representa um menor custo de produção em comparação a cultivares de maior complexidade para produção, além disso, a facilidade de utilização das cultivares e versatilidade de uso tornam a tecnologia uma interessante ferramenta no manejo integrado de pragas. Dentre as características de uma cultivar Block®, Arrabal destaca “a alta produtividade, o baixo índice de retenção foliar, baixo percentual de danos nas vagens causados por percevejos e peso percentual de sementes boas”.
O processo de seleção das linhagens resistentes é rigoroso e criterioso, atualmente 5 cultivares da Embrapa recebem o selo com a tecnologia Block®, adaptadas as Macro regiões 1, 2 e 3, sendo três cultivares convencionais, uma com a tecnologia intacta e uma com a tecnologia RR.
Figura 4. Cultivares com a tecnologia Block® e seus respectivos Grupos de Maturidade Relativa e Macro regiões de cultivo.
Segundo Arrabal, estudos apontam que as cultivares Block® mesmo em condições de alta infestação de percevejos apresentam percentual de grãos comercializáveis acima de 70%, o que demonstra a capacidade das cultivares com a tecnologia a tolerar a presença dos percevejos.
O rendimento da cultivar BRS 391 cultivada em Candido Mota, SP, pode ser observado na figura 5.
Figura 5. Rendimento e qualidade da semente de cultivares de soja suscetíveis e tolerantes ao dano de percevejos em áreas de produtores onde o nível de controle foi de 4 percevejos.m-1, safra 2014/2015.
Cabe destacar que assim como a tolerância aos percevejos, as cultivares com a tecnologia Block® apresentam boa produtividade. Dessa forma, tornam-se interessantes alternativas no manejo integrado de pragas, especialmente para percevejos na cultura da soja.
Veja também: Quantos dias vive um percevejo?
Confira abaixo o vídeo abaixo com as contribuições dos pesquisadores.