Constantemente novas tecnologias surgem para aumentar a produtividade, conferir resistência e/ou aumentar a eficiência dos cultivos agrícolas. Entre elas, as cultivares Block® que podem ser alternativas no manejo de pragas da soja, principalmente se tratando de percevejos.

Em vídeo no canal Embrapa – Radar da Tecnologia Soja, os pesquisadores da Embrapa Adeney de Freitas Buemo e Carlos Arrabal Arias, além de Aljian Alban, coordenador de pesquisa da Gebana Brasil, introduzem a problemática dos percevejos na cultura da soja, além de apresentar a tecnologia e os benefícios da sua utilização.

A Tecnologia Block®, abrange uma linha de cultivares de soja da Embrapa e tem como finalidade auxiliar o produtor rural no manejo dos percevejos na soja. As cultivares apresentam tolerância aos percevejos, além de boas produtividades. (Embrapa – Radar da Tecnologia Soja, 2020).

Dentre a variedade de percevejos que podem incidir sobre a cultura da soja, Adeney destaca que as principais espécies são o E. heros, o P guildinii e o Dichelops spp.

Figura 1. Percevejos da cultura da soja.

Fonte: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Os danos causados pelos ataques dos percevejos vão desde injurias leves até o total comprometimento dos grãos, causando lesões que podem inviabilizar a germinação dos das sementes, causando perda de qualidade fisiológica da semente. Além dos danos causados aos grãos e sementes, Adeney destaca que no Paraná em média são realizadas duas aplicações para o controle de percevejos em soja, o que acarreta em custos de produção. Além disso, em virtude da dificuldade dos produto atingir o alvo, muitas vezes pelo efeito “guarda-chuvas” há certa dificuldade em realizar aplicações eficazes e eficientes para o controle da praga.

Dessa forma, é necessário buscar novas alternativas que possibilitem fortalecer o manejo integrado de pragas, não ficando refém apenas nas aplicações de inseticidas. Uma das alternativas é o emprego de cultivares resistentes, além da utilização de produtos seletivos e bioprodutos.

Cultivares com a tecnologia Block® apresentam maior tolerância ao ataque de percevejo quando comparadas a cultivares não Block®, fato que pode ser observado na figura 2, onde pesquisadores da Embrapa submeteram cultivares Block® e uma cultivar amplamente difundida (NA 5909) sobre o contato direto com um e quatro percevejos por metro quadrado nos estádios R4 e R5.

Figura 2. Cultivares Block® e uma cultivar não Block® (NA 5909) submetidas ao contato com diferentes densidades de percevejo (1 e 4 percevejos.m-2).

Fonte: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Conforme observado na figura 2, os efeitos da tolerância das cultivares Block®, ao ataque dos percevejos é visível, mostrando o potencial de utilização das cultivares no manejo integrado de pragas. Adeney complementa dizendo que as cultivares com a tecnologia Block® são tão produtivas quando as demais cultivares disponíveis no mercado.

Aljian comenta que em experimentos realizados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, as cultivares com a tecnologia Block® apresentaram bons resultados, tanto de desenvolvimento quando de produtividade. Aljian diz que de maneira prática, pode perceber nos ensaios experimentais que quando comparada a outras cultivares sem a tecnologia Block®, as cultivares que contem a tecnologia tendem a ser menor “preferias pelas lagartas”, demonstrando eficiência das cultivares no manejo de pragas.

Quando comparada a produtividade da cultivar com a tecnologia Block®, com a produtividade da cultivar BRS 511 nos ensaios acompanhados por Aljian, nota-se que a Block® apresentou boas produtividades, sendo elas muito próximas as produtividades obtidas pela cultivar BRS 511.

Figura 3. Data de semeadura, data de colheita, produtividade média, ciclo, altura e população de plantas para a cultivar BRI13-5301 e cultivar BRS 511 em diferentes regiões de cultivo para a safra 2019/20.

Fonte: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Assim como destacado por Adeney, nota-se que as cultivares com a tecnologia além de serem ótimas alternativas para o manejo integrado de pragas apresentam boas produtividades quando comparadas as demais cultivares de soja.

Além da capacidade produtiva e da tolerância ao ataque de percevejos, Carlos Arrabal destaque que as cultivares com tecnologia Block® são produzidas pelos meios do melhoramento genético tradicional o que representa um menor custo de produção em comparação a cultivares de maior complexidade para produção, além disso, a facilidade de utilização das cultivares e versatilidade de uso tornam a tecnologia uma interessante ferramenta no manejo integrado de pragas. Dentre as características de uma cultivar Block®, Arrabal destaca “a alta produtividade, o baixo índice de retenção foliar, baixo percentual de danos nas vagens causados por percevejos e peso percentual de sementes boas”.

O processo de seleção das linhagens resistentes é rigoroso e criterioso, atualmente 5 cultivares da Embrapa recebem o selo com a tecnologia Block®, adaptadas as Macro regiões 1, 2 e 3, sendo três cultivares convencionais, uma com a tecnologia intacta e uma com a tecnologia RR.

Figura 4. Cultivares com a tecnologia Block® e seus respectivos Grupos de Maturidade Relativa e Macro regiões de cultivo.

Fonte: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Segundo Arrabal, estudos apontam que as cultivares Block® mesmo em condições de alta infestação de percevejos apresentam percentual de grãos comercializáveis acima de 70%, o que demonstra a capacidade das cultivares com a tecnologia a tolerar a presença dos percevejos.

O rendimento da cultivar BRS 391 cultivada em Candido Mota, SP, pode ser observado na figura 5.

Figura 5. Rendimento e qualidade da semente de cultivares de soja suscetíveis e tolerantes ao dano de percevejos em áreas de produtores onde o nível de controle foi de 4 percevejos.m-1, safra 2014/2015.

Adaptado: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Cabe destacar que assim como a tolerância aos percevejos, as cultivares com a tecnologia Block® apresentam boa produtividade. Dessa forma, tornam-se interessantes alternativas no manejo integrado de pragas, especialmente para percevejos na cultura da soja.

Veja também: Quantos dias vive um percevejo? 

Confira abaixo o vídeo abaixo com as contribuições dos pesquisadores.


Inscreva-se no canal: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja clicando aqui!!!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.