Durante seu ciclo de desenvolvimento no campo, compreendido da semeadura até a colheita, o milho está exposto a diversos fatores bióticos e abióticos que podem interferir no bom crescimento e desenvolvimento da cultura.
Dentre os fatores que podem prejudicar o desenvolvimento do milho, a incidência de pragas apresenta considerável participação e necessita de controle e manejo para diminuir a interferência na cultura. Segundo FERNANDES (2017), os percevejos podem diminuir consideravelmente a qualidade e quantidade de milho produzido. Além da diminuição da produtividade da cultura, os percevejos também atuam como agentes transmissores de doenças para as plantas, sendo vetores de transmissão.
Conforme destacado por FERNANDES (2017), o percevejo Dichelops melacanthus é uma das principais espécies de percevejos de ocorrência na cultura do milho.
Figura 1. Ovos, ninfa de 5° instar e adulto de Dichelops spp.
Figura 2. Adulto de Dichelops melacanthus.
Os danos causados na planta são decorrentes da alimentação do inseto próximo ao colo da planta, causando injurias como amarelecimento da planta e lesões punctiformes. A preferência do Dichelops melacanthus é o ataque das plantas de milho em estádio inicial do desenvolvimento da cultura (figura 3). Com o crescimento e desenvolvimento do milho, as injurias tornam-se nítidas nas folhas (figura 4).
Figura 3. Dichelops melacanthus atacando planta de milho em estádio inicial do desenvolvimento.
Figura 4. Injurias causadas pelo ataque de Dichelops melacanthus à planta de milho no estádio inicial do seu desenvolvimento.
Avaliando a interferência que o percevejo Dichelops melacanthus causa na cultura do milho em diferentes estádios do desenvolvimento, FERNANDES (2017) observou que as Ninfas médias, Ninfas grandes e Adultos apresentam a maior capacidade de causar dano ao milho, conforme avaliação baseada na escala de BIANCO (2004), onde, conforme FERNANDES (2007), nota 0 = plantas sem sintomas de ataque; Nota 1 = plantas com sintomas de pontuações nas folhas e sem redução de altura; Nota 2 = plantas com sintomas de ataque e redução no crescimento; Nota 3 = planta com sintoma de ataque e perfilhamento e Nota 4 = planta com sintoma de ataque, encharutamento e morte haste principal.
Figura 5. Classificação do dano causado pelo percevejo Dichelops melacanthus em diferentes estádios do seu desenvolvimento, em milho, conforme a escala de BIANCO (2004).
Conforme observado por RODRIGUES (2011), a infestação do percevejos na cultura do milho pode causas drástica redução da estatura da planta, chegando a reduzir em 43% em comparação a plantas não atacadas, já para a massa seca total da planta, o autor observou uma redução de até 65,3% em plantas infestadas, quando comparadas a plantas não infestadas (tabela 1).
Tabela 1. Estatura, Massa Seca Total e porcentagem de redução de plantas de milho sob diferentes infestações de Dichelops melacanthus.
Os valores observados por RODRIGUES (2011) demonstra tamanha interferência que o ataque de percevejos causa no crescimento da planta de milho. Além da interferência no crescimento da cultura, QUEIROZ et al. (2018), assim como FERNANDES & ÁVILA (2015) encontraram resultados que demonstra a diminuição da produtividade de milho quando as plantas são submetidas ao ataque de Dichelops melacanthus, sendo que a maior redução da produtividade do milho foi observada quando as plantas atacadas encontravam-se em estádio V1, destacando a importância no manejo e controle da praga nos estádios iniciais do desenvolvimento do milho.
Figura 6. Produtividade de milho (kg.ha-1) infestado com Dichelops melacanthus em diferentes estádios do desenvolvimento da cultura.
Conforme destacado por MADALOZ & POLICENA (2020), é fundamental realizar o monitoramento da praga para realização do correto manejo. Segundo os Autores, o monitoramento da praga para a cultura do milho vai desde a safra antecessora até o estabelecimento do milho, tanto para milho safrinha (figura 7), quanto para milho safra (figura 8), sendo fundamental atenção especial ao manejo principalmente nos períodos críticos de interferência do Dichelops melacanthus no milho.
Figura 7. Monitoramento e período crítico de interferência do Dichelops melacanthus no milho safrinha.
Figura 8. Monitoramento e período crítico de interferência do Dichelops melacanthus no milho safra.
O Dichelops melacanthus apresenta elevado potencial para causar danos ao cultivo do milho, é fundamental o monitoramento da praga nos períodos de final de safra das culturas antecessoras ao milho e no início do desenvolvimento do milho. Alternativas como o Tratamento de sementes a base de neonicotinóides e a dessecação da lavoura com inseticidas de contato segundo MADALOZ & POLICENA (2020), mostram-se importantes ferramentas no combate ao Dichelops melacanthus, contudo, é fundamental atentar para práticas de MIP (manejo integrado de pragas) para garantir a sustentabilidade da lavoura e a diminuição da incidência da praga.
Veja também: Quantos dias vive um percevejo?
Referências:
AGRA BAYER BRASIL. PERCEVEJO-BARRIGA-VERDE. Disponível em: < https://www.agro.bayer.com.br/alvos/percevejo-barriga-verde#tab-3> acesso em: 04/06/2020.
FERNANDES, P. H. R. DANOS E CONTROLE DO PERCEVEJO MARROM (Euschistus heros) EM SOJA E DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE (Dichelops melacanthus) EM MILHO. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, fev. 2017.
FERNANDES, P. H. R; ÁVILA, C. J. DANOS DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE EM DIFERENTES ESTÁDIOS DA PLANTA DO MILHO. XIII Seminário Nacional – Milho Safrinha, nov, 2015.
MADALOZ, J. C; POLICERA, A. 3 ESTRATÉGIAS DE MANEJO PARA CONTROLE DE PERCEVEJOS NAS CULTURAS DO MILHO E DA SOJA. Blog Agronegócio em Foco. Disponível em: < http://www.pioneersementes.com.br/blog/176/3-estrategias-de-manejo-para-o-controle-de-percevejos-nas-culturas-do-milho-e-da-soja> acesso em: 04/06/2020.
PELISSARI, A; HAUAGGE, T. S; MACHINSKI, P. MONITORAMENTO E CONTROLE DE PERCEVEJO BARRIGA VERDE NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA. Blog Agronegócio em Foco. Disponível em: < http://www.pioneersementes.com.br/blog/24/monitoramento-e-controle-de-percevejo-barriga-verde-na-cultura-do-milho-safrinha>, acesso em: 04/06/2020.
QEUIROZ, A. P. et al. PRODUTIVIDADE DE MILHO ATACADO POR DICHELOPS MELACANTHUS (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) COM DIFERENTES NOTAS DE ÍNJÚRIA. XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia. 2018.
RODRIGUES, R. B. DANOS SO PERCEVEJO-BRASSIGA-VERDE Dichelops melacanthus (DALLAS, 1851) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DO MILHO. Universidade Federal de Santa Maria, fev. 2011.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin)