Em jun/25, a oferta de soja para a safra 25/26 em Mato Grosso foi estimada em 48,35 mi. de t, representando um recuo de 5,18% em relação à safra anterior. Essa diminuição está atrelada à projeção menor de produção no estado, que, por sua vez, ainda enfrenta incertezas quanto ao nível de investimento e fatores climáticos.

Apesar do recuo, o volume estimado segue como o segundo maior da série histórica, ficando atrás apenas da safra 24/25. Em relação à demanda da temporada 25/26, a previsão é que sejam consumidas 47,44 mi. de t, queda de 4,80% frente à safra passada. No que diz respeito à destinação, as exportações foram estimadas em 29,83 mi. de t, redução de 3,96% em comparação com a previsão da safra 24/25.

Por outro lado, o consumo pelas indústrias em MT apresentou aumento de 1,08% na comparação entre safras, com expectativa de que 13,07 mi. de t de soja sejam esmagadas no estado. Por fim, o estoque final da safra 25/26 foi estimado em 0,91 milhão de t, queda de 21,76% em relação à safra anterior.

AUMENTO: impulsionada pela maior taxa de juros no Brasil, a moeda norte-americana apresentou valorização semanal de 0,22%.

CRESCIMENTO: influenciado pela elevação no preço da soja em MT, o diferencial de base MT/CME subiu 4,55% no comparativo semanal.

RECUO: o preço da soja em Chicago apresentou desvalorização de 0,73% em relação à semana passada.

De acordo com o USDA, na última semana a semeadura de soja nos Estados Unidos atingiu 84,00% da área estimada na temporada

O avanço semanal foi de 8,00 p.p, o que representa 7,00 p.p. à frente do mesmo período do ano passado e 4,00 p.p. acima da média dos últimos cinco anos. Esse desempenho positivo reflete as condições climáticas favoráveis observadas em grande parte do país, que permitiram o ritmo acelerado das máquinas no campo.

Entre os estados mais avançados nos trabalhos a campo, destacam-se Minnesota (97%), Iowa (96%) e Louisiana (96%), todos com ritmos superiores aos da temporada anterior. Além disso, o relatório também apontou que 63,00% das áreas já semeadas apresentaram germinação, representando um avanço de 13,00 p.p. em comparação à semana anterior.

Por fim, para a próxima semana, o NOAA prevê acumulados de chuva entre 35 e 45 mm na maior parte das regiões produtoras, cenário que deve favorecer o desenvolvimento inicial das lavouras de soja no país.

Confira o Boletim Semanal da Soja n° 850 completo, clicando aqui!

Fonte: Imea



 

FONTE

Autor:Boletim Semanal da Soja

Site: IMEA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.