A InEdita Bio, startup de edição genômica de plantas, iniciou captação em rodada seed para avançar o desenvolvimento de traits de alto valor econômico e ambiental para as grandes culturas globais. Parte significativa do capital necessário para alavancar seu programa de P&D foi levantada com investimentos da Vesper Ventures e da Ecoa Capital, fundos de investimentos focados em negócios que gerem valor social, ambiental e econômico.
Com seus modernos laboratórios recém inaugurados em Florianópolis, o programa de P&D da InEdita Bio avança aceleradamente, utilizando suas plataformas proprietárias disruptivas para a edição genômica de milho, soja e outras grandes culturas agrícolas, que permitem o desenvolvimento de um amplo leque de traits em culturas agrícolas. Após os primeiros aportes, a startup segue em negociações com fundos nacionais e internacionais interessados em suas tecnologias inovadoras.
Fundada em 2022, InEdita Bio conta atualmente com 7 cientistas altamente qualificados, todos com PhD em biotecnologia, com previsão de ampliação do quadro para um total de 10 pesquisadores. “Temos um time altamente qualificado, o que garante atingirmos metas desafiadoras de obtenção de prova de conceito em ensaios de campo já no final de 2025. Embora ainda muito jovem, a InEdita Bio já possui patentes depositadas no USPTO que protegem suas plataformas disruptivas de edição genômica. Através de nossas plataformas disruptivas, pretendemos mudar o cenário da produção global de alimentos, garantindo a preservação da natureza para as futuras gerações, oferecendo produtos com redução do impacto socioeconômico e ambiental dos fertilizantes e pesticidas químicos”, afirma o Paulo Arruda, sócio-fundador e CEO da InEdita Bio.
A empresa faz parte do portfólio da Vesper Ventures, fundo de venture builder com foco em biotecnologia avançada em agricultura e saúde.
Sobre a InEdita Bio
A InEdita Bio é uma startup de biotecnologia avançada fundada em 2022. A empresa desenvolveu plataformas disruptivas que utilizam a edição genômica de plantas visando a produção sustentável de alimentos, com redução do impacto socioeconômico e ambiental dos fertilizantes e pesticidas químicos, e aumento da resiliência das culturas globais aos efeitos das mudanças climáticas. A startup criou uma plataforma de edição genômica para o desenvolvimento de biotech traits de alto valor em qualquer cultura agrícola. A InEdita Bio, com sua plataforma robusta de edição genômica, pretende mudar o cenário da produção global de alimentos, garantindo a preservação da natureza para as futuras gerações.
https://inedita.bio/ | LinkedIn
Sobre Paulo Arruda
Paulo Arruda é sócio-fundador e Chief Executive Officer da InEdita Bio. Foi pioneiro na área de biologia molecular e genômica de plantas no Brasil, ganhando notoriedade mundial por seu trabalho na área. Formado em Biologia, é professor da Universidade Estadual de Campinas, onde coordena o Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas. Paulo Arruda tem extensa lista de publicações de artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi sócio-fundador da Alellyx Applied Genomics, empresa pioneira em biotecnologia agrícola no país.
https://inedita.bio/#team | Linkedin
Fonte: Assessoria de Imprensa InEdita Bio