InícioDestaqueDefensivos biológicos inovam no combate a nematoides e mofo-branco

Defensivos biológicos inovam no combate a nematoides e mofo-branco

Produtores de diferentes culturas estão sempre atentos aos impactos que nematoides e mofo-branco podem causar. Se não houver controle, as perdas decorrentes de nematoides, por exemplo, podem representar 32% do rendimento da lavoura. No caso do mofo-branco, podem atingir até 70%, segundo a literatura especializada.

Ciente do desafio que é defender as lavouras dessas doenças, a empresa suíça Andermatt desenvolveu dois produtos biológicos altamente eficazes nesses combates. Contra os nematoides de galhas e lesões, chega ao Brasil o Nembac 42® e, contra mofo-branco, o Atroverde 77®. Ambos têm características que os diferenciam das dezenas de defensivos e biodefensivos já disponíveis e estarão nos canais de distribuição parceiros a partir de junho.

Segundo CEO da Andermatt Brasil, Carlos Gajardoni, na safra 2023/24, a empresa lançará outros cinco produtos, todos voltados ao controle de pragas e doenças. A tecnologia Andermatt de biológicos, com formulações exclusivas de baixíssimas doses, pureza e concentração elevadas, tem sido muito bem-recebida pelos produtores brasileiros. O faturamento da empresa mais que dobrou no último ano e se mantém em ritmo acelerado também em 2023.

O nematoide é um verme microscópio que se alimenta dos nutrientes das raízes. Além disso, ele causa dano direto às células e esses ferimentos funcionam como “porta de entrada” para patógenos do ambiente. Sua ocorrência se dá em trechos específicos da área, as chamadas “reboleiras”, onde a lavoura se torna amarelada, debilitada, em geral, pelo nematoide e também por outra doença facilitada por ele.

Esse verme ataca a raiz de plantas em todo o Brasil, com maior incidência nos cultivos de soja, cana, milho, feijão, algodão e também em hortaliças. Só em nematicidas biológicos, produtores investiram quase R$ 1,4 bilhão na safra 2022/23, segundo estimativas da Andermatt do Brasil. Mais da metade (54%) teria ido para as lavouras de soja, seguidas pelas de cana (38%).

O Nembac 42®, ou apenas Nembac®, representa um salto no combate aos nematoides. A cepa exclusiva desse produto (Bacillus velezensis FZB42) tem significativos 10% (ou mais) do seu genoma dedicado à produção de substâncias antibióticas (metabólitos secundários) que atacam nematoides, fungos e bactérias. Além disso, produz compostos que protegem a raiz com a formação de um biofilme. Dessa forma, este biológico confere dupla proteção à planta contra os nematoides.

“O resultado do Nembac® vai impressionar os agricultores. Os testes de campo comprovam que é altamente eficaz”, afirma o coordenador de pesquisa e inovação da Andermatt Brasil, Dr. Maurício Moscardi. Ele explica ainda que as ações das enzinas produzidas pelo Nembac® são bem conhecidas e já é sabido que favorecem também outras interações positivas na biota do solo.

O Nembac® pode ser usado no tratamento de sementes e também em sulco, e a viabilidade desta bactéria no tratamento de sementes é de 180 dias.

MOFO-BRANCO – Esta doença preocupa seriamente produtores de soja, feijão, tomate e algodão, mas não só estes. Quando incide, costuma se alastrar por toda a lavoura. Além de agressiva, é persistente. Na forma de escleródio (estrutura adaptada para sobrevivência), o fungo Sclerotinia sclerotiorum pode sobreviver por 14 meses na superfície do solo e por 36 meses quando enterrado.

O combate ao mofo-branco precisa ser eficaz. A solução que a Andermatt traz para o mercado brasileiro, o Atroverde 77® (fungo Trichoderma atriviride cepa 77B), é resultado de mais de uma década de pesquisas coordenadas pela matriz da empresa na Suíça.

O novo biológico age de duas formas simultâneas contra a doença. Numa das frentes, o Atroverde 77® emite sinais de alerta para que a planta se proteja. É como se estimulasse a produção de uma vacina contra o fungo. “Diante de um ataque, a planta já está preparada e reage, impedindo a instalação da doença. É uma ação sistêmica. A planta inteira desenvolve defesa”, explica Moscardi.

Ao mesmo tempo, o Atroverde 77® inibe o desenvolvimento do mofo-branco com uma ação repelente e ainda compete pelo espaço, água e nutrientes. “É uma forma indireta de matar o fungo causador da doença. Ele é repelido e fica sem alimento. Mas, ainda que chegue em alguma parte da planta, ela já desenvolveu uma proteção”, resume o especialista.

O Atroverde 77® se diferencia dos demais do mercado também por ter aplicação exclusivamente foliar. Seu uso deve ser preventivo e a recomendação é que sejam feitas duas aplicações.

EMPRESA INDEPENDENTE – A Andermatt foi criada em 1988, em Grossdietwil, na Suíça, pelos Drs. Isabel e Martin Andermatt. É uma das maiores do mundo no desenvolvimento de tecnologias para produção saudável de alimentos. Está presente em mais de 70 países. Seu objetivo é oferecer alternativas sustentáveis para a agricultura e, para não desvirtuar tal propósito, a empresa tem sido paulatinamente vendida aos seus profissionais, mas sem tirar o protagonismo dos fundadores.

Com esta governança, os fundadores evitam que a Andermatt seja comprada por corporações que tenham outros objetivos. Ao mesmo tempo, proporciona aos seus funcionários e àqueles que distribuem e consomem seus produtos a confiabilidade de parcerias de longo prazo.

No Brasil, a empresa atua desde 2014 e tem crescido de forma consistente. Com nove produtos no portfólio local, o seu faturamento aumentou 121% de 2021 para 2022 e, neste ano, a perspectiva é de que dobre novamente, com 16 produtos exclusivos no portfólio. “Investimos em gestão, reforçamos o time de campo e os produtores estão colhendo mais, o que os motiva a aumentar o uso dos nossos produtos. O crescimento da Andermatt tem sido sustentável porque se baseia na comprovação de resultados e geração de valor ao Agricultor”, argumenta o CEO da Andermatt Brasil.

LIVE DO DIA 25/05: Para conversar diretamente com produtores, distribuidores e outros interessados, a equipe técnica da Andermatt Brasil realizou uma live, no dia 25/05, às 19h: https://bit.ly/43ia7Et

Fonte: Assessoria de Imprensa Andermatt Brasil



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares