Embora requerido em pequenas quantidades, a deficiência de Boro pode limitar a produtividade da soja. De acordo com Paulilo; Viana; Randi, (2015), a deficiência de Boro nas plantas pode resultar na inibição da divisão e elongação das células das raízes primárias e secundárias, na inibição da divisão celular no ápice dos ramos e folhas jovens, seguida pela necrose dos meristemas.

Em soja, os principais sintomas de deficiência de Boro nas plantas incluem a clorose internerval nas folhas jovens e pontas curvadas para baixo, morte dos ponteiros, inibição do florescimento e paralização do crescimento radicular (IPNI).

Figura 1. Sintomas de deficiência de Boro em soja.
Fonte: Hansel & Oliveira (2016)

Os sintomas de deficiência iniciam com um desenvolvimento anormal e lento dos pontos de crescimento apical. Os folíolos das folhas novas apresentam deformações e rugosidades, adquirindo frequentemente, maior espessura e uma coloração verde-azulado escuro, com possíveis áreas de clorose entre as nervuras. As folhas e os caules tornam-se frágeis, indicando distúrbio na transpiração, e as folhas superiores apresentam uma cor amarela ou avermelhada. À medida em que a deficiência progride, a elongação dos entrenós reduz, ocorre a morte dos pontos de crescimento terminal e a formação de flores é restringida ou inibida (Borkert et al., 1994).


undefined

Figura 2. Sintomas iniciais de deficiência de Boro em soja (deformação das folhas jovens).
Fonte: Yara

Visando mitigar os efeitos da deficiência de Boro em soja, é possível realizar a adubação com esse micronutriente. Os melhores resultados de produtividade têm sido observados com o uso de 2 kg ha-1, aplicados em Vou R(início do florescimento), entretanto, deve-se considerar os teores do nutriente no solo, a fim de elevar a níveis considerados adequados para a cultura da soja.

Figura 3. Produtividade de soja em função de doses e do teor de B no solo.

Fonte: Saldanha (2024)
Referências:

BORKERT, C. M. et al. SEJA O DOUTOR DA SUA SOJA. Arquivo do Agrônomo, n. 5. Informações agronômicas, n. 66, 1994. Disponível em: < https://www.npct.com.br/npctweb/npct.nsf/article/BRS-3140/$File/Seja%20Soja.pdf >, acesso em: 12/11/2024.

HANSEL, F. D.; OLIVEIRA, M. L. IMPORTÂNCIA DOS MICRONUTRIENTES NA CULTURA DA SOJA NO BRASIL. IPNI, 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/305659319_Importancia_dos_Micronutrientes_na_Cultura_da_Soja_no_Brasil >, acesso em: 13/11/2024.

IPNI. BORO. IPNI, NUTRI-FATOS: INFORMAÇÃO AGRONÔMICA SOBRE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS. Disponível em: < https://www.npct.com.br/publication/nutrifacts-brasil.nsf/book/NUTRIFACTS-BRASIL-7/$FILE/NutriFacts-BRASIL-7.pdf >, acesso em: 13/11/2024.

SALDANHA, E. C. M. FERTILIZAÇÃO BORATADA AUMENTA PRODUTIVIDADE DA SOJAEM SOLO ARGILOSO. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.37, n.1, 2024. Disponível em: < https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1798/1657 >, acesso em: 13/11/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.