Embora requerido em pequenas quantidades, a deficiência de Boro pode limitar a produtividade da soja. De acordo com Paulilo; Viana; Randi, (2015), a deficiência de Boro nas plantas pode resultar na inibição da divisão e elongação das células das raízes primárias e secundárias, na inibição da divisão celular no ápice dos ramos e folhas jovens, seguida pela necrose dos meristemas.
Em soja, os principais sintomas de deficiência de Boro nas plantas incluem a clorose internerval nas folhas jovens e pontas curvadas para baixo, morte dos ponteiros, inibição do florescimento e paralização do crescimento radicular (IPNI).
Figura 1. Sintomas de deficiência de Boro em soja.
Os sintomas de deficiência iniciam com um desenvolvimento anormal e lento dos pontos de crescimento apical. Os folíolos das folhas novas apresentam deformações e rugosidades, adquirindo frequentemente, maior espessura e uma coloração verde-azulado escuro, com possíveis áreas de clorose entre as nervuras. As folhas e os caules tornam-se frágeis, indicando distúrbio na transpiração, e as folhas superiores apresentam uma cor amarela ou avermelhada. À medida em que a deficiência progride, a elongação dos entrenós reduz, ocorre a morte dos pontos de crescimento terminal e a formação de flores é restringida ou inibida (Borkert et al., 1994).
Figura 2. Sintomas iniciais de deficiência de Boro em soja (deformação das folhas jovens).
Visando mitigar os efeitos da deficiência de Boro em soja, é possível realizar a adubação com esse micronutriente. Os melhores resultados de produtividade têm sido observados com o uso de 2 kg ha-1, aplicados em V2 ou R2 (início do florescimento), entretanto, deve-se considerar os teores do nutriente no solo, a fim de elevar a níveis considerados adequados para a cultura da soja.
Figura 3. Produtividade de soja em função de doses e do teor de B no solo.
Referências:
BORKERT, C. M. et al. SEJA O DOUTOR DA SUA SOJA. Arquivo do Agrônomo, n. 5. Informações agronômicas, n. 66, 1994. Disponível em: < https://www.npct.com.br/npctweb/npct.nsf/article/BRS-3140/$File/Seja%20Soja.pdf >, acesso em: 12/11/2024.
HANSEL, F. D.; OLIVEIRA, M. L. IMPORTÂNCIA DOS MICRONUTRIENTES NA CULTURA DA SOJA NO BRASIL. IPNI, 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/305659319_Importancia_dos_Micronutrientes_na_Cultura_da_Soja_no_Brasil >, acesso em: 13/11/2024.
IPNI. BORO. IPNI, NUTRI-FATOS: INFORMAÇÃO AGRONÔMICA SOBRE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS. Disponível em: < https://www.npct.com.br/publication/nutrifacts-brasil.nsf/book/NUTRIFACTS-BRASIL-7/$FILE/NutriFacts-BRASIL-7.pdf >, acesso em: 13/11/2024.
SALDANHA, E. C. M. FERTILIZAÇÃO BORATADA AUMENTA PRODUTIVIDADE DA SOJAEM SOLO ARGILOSO. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.37, n.1, 2024. Disponível em: < https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1798/1657 >, acesso em: 13/11/2024.