No período de 17 a 23 de janeiro ocorreram chuvas localizadas e até mesmo temporais, condições típicas desta época do ano.

Na sequência, destacamos as condições nasdiferentes regiões do Paraná, segundo os técnicos dos Núcleos Regionais SEAB/DERAL.

I. NORTE E CENTRO-OESTE

Iniciou a colheita de milho 1ª safra e, até o momento, a produtividade está dentro da estimada inicialmente. A produção de silagem começou primeiro nas regiões de alta concentração de rebanho de leite e corte. Em geral, as lavouras apresentam boa sanidade.

A maior parte das áreas de soja está em maturação e a colheita deve iniciar em breve. A expectativa é de que a produção seja alta, as cooperativas estão reorganizando suas logísticas de armazenamento para o recebimento do volume esperado. As aplicações de defensivos agrícolas ocorrem nos intervalos das chuvas, a contento.

II. NOROESTE

As áreas de soja estão se desenvolvendo bem e o controle de pragas e doenças está em dia. Com a maior parte das lavouras em estágios mais avançados, há boa possibilidade de manter a estimativa inicial de produtividade, mesmo nas áreas mais arenosas, sendo que apenas os municípios de Francisco Alves e Iporã devem registrar problemas de quebra, devido à seca ocorrida no mês de dezembro. A maior parte das áreas de milho 1ª safra está em florescimento.

III. OESTE E SUDOESTE

As chuvas da última semana contribuíram para a melhora das lavouras da região. Apesar da recuperação, as lavouras ficarão aquém de seu potencial produtivo, especialmente as cultivadas entre meados de setembro e começo de outubro.

Em áreas pontuais, a colheita de soja começou e apresenta produtividades variadas. Em algumas lavouras da região de Francisco Beltrão, a produtividade ficou abaixo dos 2.000 kg/ha.

Iniciou o plantio de milho 2ª safra, aproveitando a boa umidade do solo, mas entre os produtores há uma preocupação em relação à realização do plantio dentro do zoneamento permitido, pois as lavouras de soja, em sua maioria, serão colhidas após esse período.

IV. SUL

As lavouras de soja e milho apresentam bom desenvolvimento, apesar das adversidades climáticas sofridas no início de sua implantação. Essas adversidades devem atrasar a colheita e, consequentemente, o plantio da segunda safra. No entanto, é possível ver as primeiras áreas plantadas da soja de 2º safra, bem como segue o corte do milho para silagem.

Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.