CONDIÇÕES DE TEMPO E CULTIVO – 04 a 10 de julho de 2023

Nos dias 04 e 05 de julho o tempo permaneceu estável em todo o Paraná, porém com alguma nebulosidade entre o Sul e o Leste. O tempo seco aumentou o risco de incêndio, que foi classificado como alto ou muito alto na quinta-feira (06). Na sexta houve um aumento de nebulosidade, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Oeste. No final de semana o tempo ficou instável, com chuvas em todo o Estado. As chuvas continuaram na segunda-feira (10), mas mais fortes nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste.

Na sequência destacamos as condições nas diferentes regiões do Paraná, segundo os técnicos dos Núcleos Regionais SEAB/DERAL.

NORTE

O milho 2ª safra está em boas condições fitossanitárias, com a maioria das lavouras avançando para o estágio de frutificação e algumas áreas entrando em maturação. As expectativas são boas, e as precipitações foram benéficas para a cultura. A colheita deve iniciar nas próximas semanas em áreas pontuais, e se intensificar no final de julho.

O trigo está em pleno desenvolvimento vegetativo e apresenta boas condições fitossanitárias, sem ocorrência significativa de pragas e doenças. Algumas lavouras estão em início de enchimento de grãos e o retorno das chuvas contribuiu para o desenvolvimento das plantações.

As culturas de aveia branca, aveia preta e sorgo granífero também estão se desenvolvendo bem e se beneficiaram com as chuvas.

OESTE E CENTRO-OESTE

A colheita do milho começou de forma lenta, pois os produtores estão esperando a diminuição da umidade nos grãos. No geral, as lavouras apresentaram um bom desenvolvimento, embora alguns municípios tenham enfrentado uma maior incidência de cigarrinha, doenças foliares e outros problemas. Existe a possibilidade de recorde de produtividade este ano, especialmente se as previsões climáticas continuarem afastando a formação de geadas nos próximos dias.

A cultura do trigo está se desenvolvendo muito bem, está entrando na fase de floração e mantém-se dentro da normalidade, embora tenham sido registrados casos pontuais de pulgões, oídio, manchas foliares e ferrugem.

NOROESTE

As áreas cultivadas com milho 2ª safra estão na fase de frutificação e maturação. A colheita está ocorrendo de forma lenta em áreas específicas, porém, devido às intempéries climáticas ao longo do ciclo da cultura, tudo indica que as projeções iniciais de produção não serão confirmadas.

Quanto ao trigo, a maioria das lavouras está em desenvolvimento vegetativo.

Os produtores de arroz irrigado estão preparando o solo nas várzeas para o plantio da safra 2023/2024.

SUDOESTE

A colheita do milho de 2ª safra teve início, porém de forma lenta. Atualmente está paralisada devido às precipitações ocorridas.

O plantio do trigo está quase concluído, e as lavouras estão apresentando um bom desenvolvimento. Já é possível visualizar algumas lavouras em floração e as perspectivas de colheita continuam favoráveis.

SUL

O milho 2ª safra está em fase de frutificação e maturação, com algumas áreas já iniciando a colheita. Também é esperada uma produtividade abaixo do potencial para essa cultura.

As culturas de inverno estão apresentando um bom desenvolvimento devido às condições climáticas até o momento, os agricultores continuam realizando monitoramento e tratos culturais.

As chuvas fortes dos últimos dias levaram à paralisação das atividades agrícolas, principalmente a finalização do plantio de trigo e cevada. No caso do trigo, resta apenas finalizar o plantio nas áreas que são semeadas sobre o feijão.

Fonte: Deral – Paraná



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.