R2 – Uma flor aberta em um dos dois nós superiores na haste principal com folha completamente desenvolvida.
Figura 1: Planta de soja em estádio R2.
As plantas em R2 têm 43 a 56 cm de altura e estão nos estádios V8 a V12. Nessa fase, a planta acumulou somente cerca de 25% de sua matéria seca final e nutrientes, atingiu aproximadamente 50% de sua altura final e desenvolveu cerca de metade do número total de nós14.
Esse estádio marca o início de um período de rápido e constante acúmulo diário das taxas de matéria seca e de nutrientes pela planta, que continuará até logo após o estádio R6.
Essa rápida acumulação de matéria seca e nutrientes pela planta inteira inicia-se nas partes vegetativas (folhas, hastes, pecíolos e raízes), deslocando-se gradualmente para as vagens e sementes em formação, enquanto as partes vegetativas finalizam o seu desenvolvimento.
Além disso, a taxa de fixação de nitrogênio pelos nódulos radiculares também aumenta rapidamente no estádio R2. A Figura 2 mostra que um grande número de nódulos radiculares pode se desenvolver em uma única planta.
Figura 2. Elevado número de nódulos radiculares formados numa única planta de soja.
Práticas de manejo
Nesse estádio, o sistema radicular apresenta-se completamente desenvolvido no espaço entre linhas de 102 cm (40 polegadas), com várias raízes laterais direcionando o seu crescimento para baixo. Essas raízes, junto com a principal, continuam se aprofundando no perfil do solo até logo após o estádio R6.5.
Se 50% de folhas forem perdidas no estádio R2, o rendimento será reduzido em aproximadamente 6%.
Por isso, monitor insetos e doenças, aplicar inseticidas e fungicidas foliares, se faz necessário caso haja risco de ataque à cultura.
Além disso, entre os estádios R1 e R2 ocorre o momento ideal para coleta de folhas para diagnose nutricional (8 a 10 nós).
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: estádio V6 (sexto nó) x práticas de manejo
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, LinkedIn) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.