R8 – 95% das vagens apresentam-se maduras. São necessários de 5 a 10 dias de clima seco após R8 para que a soja atinja menos de 15% de umidade.
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: início da maturação (R7) x práticas de manejo
Figura 1: Planta de soja em R8.
Aproximadamente 5 a 10 dias antes da colheita, as vagens devem ter atingido maturidade plena, quando 95% apresentam coloração de vagem madura.
Figura 2. Planta de soja no estádio R8.
A Figura 3 ilustra as mudanças de cor e de tamanho das vagens e grãos de soja a partir do estádio R6, com vagens e sementes verdes até grãos maduros prontos para a colheita. Na mesma figura, a segunda vagem e respectivos grãos, a partir da direita, apresentam cor característica para colheita, porém não atingiram a forma e o grau de umidade para a realização desta.
Assim, cor de vagem madura nem sempre indica ponto de colheita para os grãos em seu interior. Com ambiente seco favorável a soja perderá umidade rapidamente.
Figura 3. Sequência de maturação de vagens e grãos de soja. Da esquerda para a direita, evolução da cor verde (estádio R6) para a cor marrom (ponto de colheita).
Práticas de manejo
Observe a síndrome da haste verde. Se a planta ainda estiver verde, a melhor opção é colher em velocidade mais baixa e certificar-se de que a colhedora esteja regulada e em ótimas condições de operação. Caso necessário, uma dessecação antes da colheita também poderá garantir uniformidade na maturidade dos grãos.
Erros de baixas densidades de semeadura, com os vazios no campo, tornam-se visíveis por ocasião da colheita. Já, altas densidades de plantio causam acamamento da lavoura, dificultando a colheita, reduzindo, assim, o potencial de rendimento no campo.
Menores estandes promovem mais ramificações, porém com menor altura de inserção de vagem. Ramificações muito carregadas de vagens tornam-se pesadas e podem quebrar facilmente, caindo ao chão. Da mesma forma, vagens muito próximas ao solo são difíceis ou, às vezes, impossíveis de serem colhidas mecanicamente.
O momento certo de colheita é muito crucial para a soja. A umidade ideal nos grãos para colheita e armazenamento é 13%. Embora a colheita possa ser iniciada com maiores porcentagens de umidade, alguns custos com secagem serão necessários para um armazenamento seguro.
Por outro lado, o atraso na colheita, com umidade abaixo de 13%, causa aumento nas perdas durante a colheita e no número de grãos danificados, e diminui o peso dos grãos para comercialização.
Para reduzir perdas de colheita deve-se:
- Dirigir em velocidade apropriada;
- Conferir a abertura do côncavo;
- Conferir a velocidade do cilindro;
- Conferir as peneiras;
- Conferir velocidade do ar da ventilação;
- Estar certo de que as velocidades do molinete e do deslocamento da máquina estejam sincronizadas para diminuir as perdas por quebra na plataforma de corte;
- Regular a altura de corte para minimizar perdas. A 9 cm de altura perde-se 5% da produção, e a 16,5 cm de altura perde-se 12%.
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.
Foto de capa: IPNI.