Neste estádio, a planta apresenta um rápido crescimento, aproximadamente duas semanas antes do florescimento. Nessa fase o milho é altamente sensível ao estresse por altas temperaturas e seca. Mais 4 ou 6 folhas devem se expandir a partir desse estádio até VT.
Veja também: Desenvolvimento da cultura do milho: décima segunda folha (V12) x manejo
Figura 1: Planta de milho em V15, já com as folhas baixeiras em senescência.
A planta de milho V15 está a aproximadamente 10-12 dias (seis estádios V) do estádio R1 (florescimento). Este estádio é o início do período mais crítico do desenvolvimento da planta em termos de determinação da produção de grãos.
O desenvolvimento das inflorescências femininas com inserção na parte superior da planta já superou aquele das inflorescências femininas de inserções mais baixas e uma nova folha está sendo formada a cada um-dois dias. Nessa época, os estilos-estigmas estão começando a crescer nas inflorescências femininas localizadas na parte superior da planta (Figura 3).
Figura 2. Maior desenvolvimento das inflorescências femininas com inserção na parte superior da planta, comparado às das inserções inferiores.
Em torno do estádio V17, as inflorescências femininas de inserções superiores devem ter crescido o suficiente para que suas pontas estejam visíveis (sem dissecação) na parte superior das bainhas foliares que as circundam. A extremidade do pendão deve também estar visível no estádio V17.
Figura 3. Estádio V15: estilos-estigmas começando a crescer nas inflorescências femininas superiores.
Práticas de manejo para V15
A partir de 30 dias após a emergência até próximo ao florescimento o colmo e as folhas da planta de milho passarão por um período de grande elongação e crescimento, com acúmulo acentuado de matéria seca. A partir desse instante não mais ocorrerá diferenciação celular, mas apenas crescimento e multiplicação do número de células na planta. Caso venham a ocorrer períodos de estresse hídrico, ocorrerão colmos mais finos, menores e folhas de menor tamanho, acarretando menor capacidade de acúmulo de reservas, o que afetará a produção final da planta de milho. Enquanto a planta estiver com altura inferior a 30 cm, o consumo de água da planta raramente excede 3,0 mm dia-1. Durante a maturação do grão esse consumo pode chegar a 7,5 mm dia
Maior redução da produção de grãos resultará se ocorrer estresse hídrico entre duas semanas antes a duas semanas depois do florescimento em comparação com estresse similar em qualquer outro período de crescimento.
A maior redução da produção de grãos resultará de estresse no florescimento (início do estádio R1), com reduções menores resultando quanto mais distante do florescimento o estresse ocorrer.
Isto também é válido para outros tipos de estresse ambiental, tais como deficiências de nutrientes, altas temperaturas ou granizo. Este período de quatro semanas em torno do florescimento é a época mais importante para a irrigação.
Atenção para possíveis problemas radiculares, que podem favorecer o acamamento das plantas, quebra de colmo (comum entre os estádios V10 e VT) e doenças (por exemplo, ferrugem ou mancha por Physoderma). Pode ocorrer o aparecimento de espigas anormais entre esse estádio e o florescimento.
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.