Eficiência de fungicidas para o controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2018/19: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos
A ferrugem-asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das doenças mais severas que incide na cultura da soja, com danos variando de 10% a 90% nas diversas regiões geográficas onde foi relatada (Yorinori et al., 2005; Hartman et al., 2015).
Os sintomas iniciais da doença são pequenas lesões foliares, de coloração castanha a marrom-escura. Na face inferior da folha, pode-se observar urédias que se rompem e liberam os uredósporos. Plantas severamente infectadas apresentam desfolha precoce, que compromete a formação, o enchimento de vagens e o peso final do grão.
Confira aqui.
Santa Catarina lança campanha para eliminação do milho guaxo e combate à cigarrinha
Com uma quebra de quase 30% na safra esperada de milho, Santa Catarina cria força-tarefa para combater a cigarrinha-do-milho e reduzir os impactos nas lavouras. Nesta quarta-feira, 12, o Governo do Estado e representantes dos produtores rurais lançam juntos uma campanha para conscientizar os agricultores a eliminarem o milho que nasce espontaneamente após a colheita, conhecido como milho tiguera, guaxo ou voluntário. A planta pode ser o hospedeiro para a cigarrinha entre uma safra e outra.
Confira a notícia aqui.
Controle do capim-amargoso: Confira o desempenho de alguns herbicidas
A competição entre plantas daninhas e plantas cultivadas por água, nutrientes do solo e radiação solar faz com que plantas daninhas exerçam papel negativo na produtividade de cultivos agrícolas. Ainda que a interferência das daninhas na produtividade de culturas como a soja dependa da espécie, densidade populacional e estádio da infestação no cultivo, é comum observar significativas perdas de produtividade em decorrência da presença de plantas daninhas na lavoura.
Confira o texto aqui.
USDA deve indicar safra 2021/22 de soja dos EUA acima da anterior
Analistas consultados pelas agências internacionais apostam em produção de 4,441 bilhões de bushels em 2021/22, superando a safra 2020/21, que está estimada em 4,135 bilhões de bushels. Para os estoques, a previsão é de elevação, passando de 120 milhões previstos em abril para 2020/21 para 132 milhões de bushels na nova temporada. O número para a temporada 20/21 pode ser cortado para 118 milhões, segundo avaliação do mercado.
Confira aqui.
05 dicas para o aumento da produtividade agrícola
De acordo com Eliara Nelisa Xavier Kon, Diretora de P&D Brasil da Kimitec, empresa referência em soluções naturais para a agricultura e com resultados comprovados de elevado desempenho agrícola, alguns pontos devem ser observados na hora de se intensificar a produção. “Produzir por produzir não faz o menor sentido. O produtor rural precisa ser, cada vez mais, um gestor do campo, observando as necessidades do mercado, mas sem perder a sua conexão natural com a terra”, pontua.
Confira o texto aqui.