A semana acabou pessoal, e nossa equipe reuniu o que foi destaque na semana que passou para você não perder nada.

Veja os cincos principais destaques da semana Mais Soja.


Índice de área foliar de soja necessário para produzir 100 sacas por hectare

Com as mudanças nas características genéticas das cultivares e com o aumento do potencial de produtividade para aproximadamente 6 Mg ha-1, surge a necessidade de retomar estudos básicos para entender qual é o IAF necessário para atingir altas produtividades.

Confira o trabalho completo clicando aqui.


Previsão climática para o trimestre Outubro-Novembro-Dezembro/2018 no Brasil

Figura 2 – Anomalia da temperatura da superfície do mar ocorrida no mês de setembro/2018. No quadro em preto está a região do Niño 3.4 onde é feito o monitoramento da temperatura. FONTE: CPTEC/INMET

A primavera é caracterizada por apresentar maiores volumes de precipitação. Neste caso, lavouras de trigo no Rio Grande do Sul poderão ser prejudicadas pois os maiores períodos com chuva dificultam a colheita e possível redução do peso de hectolitro – pH), além de maior umidade relativa do ar e temperaturas amenas, que são condições meteorológicas que favorecem a multiplicação de doenças. Além disso, o maior número de dias com chuva poderá prejudicar a colheita do trigo plantado mais cedo.

Confira o boletim completo clicando aqui.


Eficiência de inseticidas para o controle da lagarta-falsa-medideira Chrysodeixis includes em soja no Sudoeste Goiano

Assim foi conduzido um experimento com objetivo de estudar a eficiência de inseticidas no controle da lagarta-falsa-medideira Chrysodeixis includes em soja. Confira o trabalho do pesquisador Castro e colaboradores.

Confira o trabalho completo clicando aqui.


Manejo correto rende 5,10 sacas a mais em estudo conduzido pela Universidade de Passo Fundo

A produção de soja vem batendo recorde safra após safra. No último ciclo 2017/18 foram contabilizados mais de 118 milhões de toneladas em todo o Brasil. O Rio Grande do Sul é conhecido como um dos mais importantes polos agrícolas do País e o plantio da oleaginosa é acompanhado de perto pelos pesquisadores do setor (Bayer).

Confira a notícia completa clicando aqui.


Fitotoxidade causada por deriva simulada do herbicida dicamba na cultura da soja

O objetivo deste trabalho foi avaliar os danos causados por deriva simulada do herbicida dicamba na cultura da soja. Confira o trabalho de Mariana Santos e colaboradores do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.



Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.