InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Picão-preto (Bidens sp.) e casos de resistência

O picão-preto (Bidens sp.) é uma da principais plantas daninhas da família Asteraceae presentes em cultivos agrícolas. Embora já tenham sido encontradas no país pelo menos sete espécies do gênero, há duas que são as principais causadoras de danos em áreas agrícolas: Bidens subalternans e Bidens pilosa (HRAC-BR, 2022).
Veja mais aqui.

Gesso agrícola e a produtividade do milho

Embora não seja considerado um corretivo agrícola, por não possui a capacidade em alterar o pH do solo, em suma, o gesso agrícola, é um importante insumo do sistema de produção. Ele possui a capacidade de reduzir a toxidez do alumínio, que ocorre associada à acidez do solo, possibilitando a melhoria da zona radicular para o crescimento e desenvolvimento vegetal.

Confira tudo aqui.



Papel fundamental do fósforo e do enxofre na nutrição da soja

Os macronutrientes aniônicos da soja, fósforo e enxofre, desempenham papéis fundamentais no ciclo de vida da planta, influenciando diretamente sua produtividade e qualidade. O fósforo é essencial na formação de ATP, molécula-chave para o fornecimento de energia nas células vegetais, enquanto o enxofre é um constituinte importante de aminoácidos, vitaminas e proteínas.

Texto completo aqui.


Resistência de percevejos a inseticidas: a ciência por trás do problema

Os registros de pragas resistentes a inseticidas têm aumentado no Brasil, sendo o percevejo-marrom (Euschistus heros) um caso emblemático na cultura da soja. Os primeiros relatos de falhas no controle do percevejo-marrom ocorreram no início da década de 1990, sendo atribuídas a problemas de formulação do endossulfam, um dos inseticidas mais utilizados na época. Atualmente, produtos do grupo dos organofosforados e o próprio endossulfam estão sendo banidos do mercado, restando os piretroides e neonicotinoides como principais ferramentas de controle para os percevejos.

Veja tudo aqui.


Glufosinato de Amônio ou Diquat? Qual herbicida utilizar para dessecar a soja na pré-colheita?

A dessecação pré-colheita da soja é uma prática muito utilizada com o intuito de antecipar a época de colheita, controlar plantas daninhas e ainda aumentar a uniformidade da lavoura. Entretanto, para evitar prejuízos, essa prática deve ser realizada no momento adequado, utilizando os produtos corretos, dentro das recomendações de manejo.

Para evitar perdas produtivas em função da dessecação pré-colheita, é fundamental que essa prática ocorra no estádio adequado. Conforme destacado por Lamego et al. (2013), quando realizada em períodos inadequados, a dessecação em pré-colheita da soja pode resultar em reduções da produtividade de até 35%.

Veja o texto completo aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares