A semana acabou pessoal, e nossa equipe reuniu o que foi destaque na semana que passou para você não perder nada.

Veja os cincos principais destaques da semana Mais Soja.


Coinoculação com Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum brasilense associada à adubação nitrogenada no rendimento da soja

O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito da inoculação e coinoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento associadas ou não à adubação nitrogenada na cultura da soja.

Confira o trabalho do pesquisador França e colaboradores, aqui.


Lagartas-do-cartucho resistentes transferem proteína Bt para seus descendentes

Estudos com a espécie Spodoptera frugiperda, a lagarta-do-cartucho, detectaram uma das proteínas Bt encontradas em cultivares transgênicas de milho – a Cry1F – nos ovos dos seus descendentes. Assim, antes mesmo que as lagartas eclodam, os embriões já podem ter sido expostos à proteína se a geração anterior se alimentou do milho Bt (Embrapa).

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Impacto da mistura de adjuvantes, fosfito de Cu e Mancozeb com triazóis e estrobilurinas sobre parâmetros de resistência da ferrugem-asiática-da-soja

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da mistura de adjuvantes, fosfito de cu, mancozeb misturados com triazóis e estrobilurinas sobre parâmetros de resistência da ferrugem-asiática-da-soja.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


O plantio direto e a evolução da agricultura

Na década de 1970 os produtores do Norte do Paraná não sabiam como resolver o problema da erosão que levava a produtividades das lavouras. Trincheiras e curvas de nível não eram suficientes para conter a perda de água e solo fértil (lixiviação). Naquela época, Herbert Bartz, produtor no município de Rolândia (PR), com o objetivo de encontrar uma solução para o problema, financiou uma viagem do próprio bolso para a Europa e Estados Unidos com o objetivo de encontrar novas ferramentas que ajudasse a resolver o problema (Portal da Cooperativa Integrada).

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Efeito do tratamento de sementes industrial em relação a infestação artificial de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em soja

O  objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de quatro produtos comerciais usados no tratamento industrial de sementes para o controle de larvas de terceiro e quarto instar de S. frugiperda.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.



Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.