Relações lineares entre a nodulação, plantabilidade e componentes da produtividade na cultura da soja

Objetivou-se estabelecer as relações lineares entre a nodulação, componentes de produtividade e a plantabilidade na cultura da soja. Confira o trabalho do pesquisador Guilherme de Almeida Arismendi e colaboradores da Universidade Federal de Santa Maria.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Plantas daninhas: conhecendo o fluxo de emergência

Sabe-se que o ponto mais fraco das ervas daninhas é a semente e a planta nos estádios inciais. Estimar quando a emergência ocorrerá permite a melhor estratégia para enfrentá-los. Para isso foi lançada na Argentina uma nova ferramenta que estima a época de emergência das daninhas (Aapresid).

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Espaçamento reduzido na soja pode potencializar os rendimentos da lavoura

A redução no espaçamento entre as fileiras da soja pode potencializar os rendimentos da lavoura e permitir uma redução significativa nos custos de implantação, pela redução na população de plantas. Um estudo da Embrapa Trigo mostrou ganhos diretos de até 280 kg/ha e redução de 50% na população de plantas no Rio Grande do Sul, pela melhor eficiência no uso da radiação solar na lavoura (Embrapa).

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.


Enxofre elementar: impacto sobre a produtividade de soja

A deficiência de enxofre nos solos onde se cultiva a soja no Brasil é cada vez mais incidente. A falta desse nutriente no perfil pode estar atrelada a fatores como: baixa quantidade de matéria orgânica, adubações sem a presença de enxofre na formulação e solos naturalmente pobres de S.

Confira o artigo completo clicando aqui.


É preciso redobrar atenção com as pragas

De maneira geral, os produtores de soja precisam ter especial atenção com suas lavouras no que diz respeito à ocorrência de doenças, preocupação número um no quesito proteção. Mas não pode descuidar das lagartas e percevejos, pragas relevantes da atividade, e também prioridade para o cultivo da soja, pois impactam diretamente na qualidade e produtividade, refletindo no resultado financeiro(Basf).

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.



Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.

 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.