Nunca foi tão caro produzir, afirma Aprosoja Brasil ao presidente Jair Bolsonaro
Produzir alimentos no Brasil está cada vez mais caro e tirando a competitividade do setor produtivo. Este foi o recado dado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) ao presidente Jair Bolsonaro, durante encontro realizado nesta sexta-feira (15/3), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Confira a notícia na íntegra aqui.
Quem fez um manejo eficiente, agora colhe mais
É na colheita que verificamos se todas as operações que o produtor realizou durante o ciclo de desenvolvimento da soja, desde a escolha das sementes e a preparação do solo para o plantio, foram bem planejadas. Se todas as etapas foram tratadas adequadamente, aumentam muito as possibilidades de as colheitadeiras extraírem a máxima produtividade ao entrarem nas lavouras. O mesmo se espera da condição sanitária das plantas e dos grãos.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Fungicidas multissítios aplicados em mistura com fungicidas específicos no manejo da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi Sydow) na cultura da soja
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da mistura de fungicidas específicos com fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática. Confira o trabalho dos pesquisadores da CWR Pesquisa Agrícola.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Avaliação de inseticidas para o controle de falsa medideira Chrysodeixis includens (Lepidoptera: Noctuidae) na soja
A lagarta falsa medideira, Chrysodeixis includens, caracteriza-se por causar altos índices de desfolha em plantas e, em altas infestações, pode alimentar-se de vagens.O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de inseticidas no controle de C. includens em soja, durante a safra 17/18 em São Gabriel do Oeste/MS empregou-se 7 tratamentos com 4 repetições, blocos ao acaso e alta infestação natural da praga alvo.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Fitointoxicação da soja RR por glyphosate e o manejo de manganês e biorregulador
Foram conduzidos experimentos que tiveram como objetivo avaliar o comportamento do manganês e biorregulador na reversão dos possíveis danos causados pelo herbicida glyphosate, na soja RR e RR2.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.
- Cenário de doenças;
- Problemas no estabelecimento;
- Manejo de doenças;
- Cuidados na reta final.
Confira a conversa do gerente da BASF Sérgio Silva e o professor Dr. Carlos Forcelini da UPF.
https://www.facebook.com/maissoja/videos/vl.270092370355146/426445104767630/?type=1