Aplicação de alta dose de calcário calcítico e dolomítico em superfície

Como princípio, a calagem no SPD deve ser feita com pequenas doses anuais, ao invés de altas doses a cada três ou quatro anos, como no sistema convencional. Nessa situação, muitos produtores preferem aplicar doses menores do que as que realmente deveriam e “não se atrevem” a aplicar altas doses na superfície do solo, por acreditarem que um V% próximo a 50 é suficiente e para um cálculo maior, a dose pode passar do limite acima sugerido.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Conhecimento impacta mais a agricultura do que insumos, diz fundador da Embrapa

O conhecimento sobre a agricultura impacta mais a produção do que insumos. É o que diz o fundador e ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves, a partir de dados disponíveis no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele mostra que, em todo o período analisado, que vai de 1975 a 2017, o conhecimento sobre sistemas de produção impactou mais a agricultura brasileira do que equipamentos, máquinas e sementes. Para Eliseu Alves, tão importante quanto ter um equipamento de último tipo é o conhecimento sobre a terra, os fatores de produção, o contexto da tecnologia.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Herbicida com ação inovadora é encontrada em fungos

A descoberta de um agente herbicida, derivado naturalmente, com um novo modo de ação, identificado analisando os genomas dos fungos é a alternativa aos já tradicionais herbicidas, uma vez que os problemas com resistência estão aumentando. A descoberta foi relatada em 2018 na revista nature.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Microrganismos compõe o sistema imunológico do solo e impactam a saúde das plantas

Novas descobertas sobre a relação da composição e o funcionamento de comunidades microbianas complexas do solo durante a interação com a planta revelaram que os microrganismos do solo são fundamentais, uma vez que, dentre as diversas funções desempenhadas pelo microbioma – conjunto de microrganismo do solo, estão o efeito na fisiologia e metabolismo da planta, a aquisição de nutrientes, a tolerância contra estresses abióticos – tolerância ao frio ou a seca, além de proteção contra patógenos.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Efeito do tratamento de sementes industrial em relação a infestação artificial de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em soja

A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) é um inseto polífago, amplamente distribuído nas regiões tropicais e subtropicais das Américas (Asley et al.,1989), causando prejuízos a diversas culturas. O  objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de quatro produtos comerciais usados no tratamento industrial de sementes para o controle de larvas de terceiro e quarto instar de S. frugiperda.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.