Palha: ferramenta indispensável no manejo de plantas daninhas

Além de pragas e doenças as plantas daninhas apresentam elevada interferência na produtividade da soja, podendo reduzir a produção da cultura a níveis assustadores dependendo da espécie e população da planta daninhas. Plantas como a Buva (Conyza spp.), o capim-amargoso (Digitaria insularis) e o caruru (Amaranthus hybridus), possuem elevada produção de sementes, as quais apresentam dispersão facilitada contribuindo para o aumento populacional dessas daninhas e sua interferência na produtividade da soja.
Confira o texto completo aqui.
Mapa registra fungicida inédito para controle do mofo branco
O Ato n° 26 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União, traz o registro de 64 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 12 são de baixo impacto ou de base biológica e um de princípio ativo inédito no Brasil.
Confira a notícia aqui.
Uso de plantas de cobertura pode possibilitar aumento da produtividade da soja de até 14%
Plantas de cobertura como o nabo-forrageiro (Raphanus sativus L.) e a aveia-preta (Avena strigosa S.) são comumente cultivadas no sul do Brasil na entressafra de culturas de verãos como soja e milho. Além de servirem como cobertura do solo, essas plantas de cobertura contribuem para a melhoria de atributos físicos, químicos e biológicos do solo, através do aumento da macroporosidade, ciclagem e liberação de nutrientes no solo, conservação da macro meso e microfauna do solo, além de contribuírem para o controle dos fluxos de emergência de plantas daninhas.
Confira o texto aqui.
Inoculação em milho: aumento de produtividade aliado a redução do uso de fertilizantes
Sabe-se que a produtividade do milho apresenta uma intima relação com a adubação nitrogenada, entretanto, em virtude do elevado custo de insumos, nem sempre a adubação nitrogenada prevendo altas produtividades é possível do ponto de vista econômico. Tendo em vista o representativo custo da adubação nitrogenada na cultura do milho, é indispensável buscar alternativas que possibilitem a manutenção ou aumento de produtividade da cultura sem elevar os custos de produção.
Confira aqui.
Calagem: uma prática fundamental que evita desperdícios
Se tratando da correção do solo, talvez um dos atributos com participação mais expressiva na produtividade da soja é o pH do solo. Isso porque a faixa de pH do solo está diretamente relacionado com a disponibilidade dos nutrientes para as plantas. Dessa forma, por mais que os nutrientes estejam presentem em quantidades elevadas no solo, caso o solo apresente pH inadequado, os nutrientes ficam indisponíveis para absorção pelas plantas.
Confira o texto na íntegra aqui.