Efeito residual do potássio no sistema de cultivo soja-milho safrinha
O milho de segunda safra (pós soja) ou “safrinha” é importante na agricultura Brasileira, para tal a adubação deve ser pensada no sistema lavoura em sua totalidade não somente para cultura do momento, levando em conta o efeito residual da adubação depositada.
Confira a notícia na íntegra aqui.
Crotalária é alternativa para controlar nematoide

O nematoide é uma praga que pode reduzir em até 90% a produtividade de lavouras como a soja, o milho, o feijão e o café. O verme microscópico, presente no solo, parasita as plantas e compromete o seu sistema radicular, causando desenvolvimento anormal, baixo crescimento, raízes deformadas, e folhas amareladas. Extensionistas do Instituto Emater estão divulgando entre os produtores o plantio de Crotalaria spectabilis como forma de controlar a praga. A leguminosa reduz sensivelmente a população de nematoides no solo, além de fornecer nutrientes para as plantas.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Fixação biológica de N ao longo do ciclo da soja
A fixação biológica do nitrogênio é a principal forma de obtenção desse nutriente na cultura da soja. Esse processo ocorre nos nódulos, e é realizado por espécies de bactérias que habitam o solo ou que são fornecidas via inoculante, capazes de fixar biologicamente o N2e posteriormente, provocar a sua redução até amônia (NH3), que será incorporada em aminoácidos, na rota final do metabolismo do nitrogênio (Hungria et al., 2001).
Confira a notícia na íntegra aqui.
BASF é parceira de agricultores campeões nacionais de produtividade de soja da safra 18/19
Os agricultores que deixaram o legado de altos rendimentos na safra 2018/2019 receberam o reconhecimento do CESB – Comitê Estratégico Soja Brasil. O Desafio de Máxima Produtividade da Soja foi realizado nesta terça-feira, em Londrina (PR). Os resultados apontam para a consistência das Soluções BASF como aliadas dos agricultores campeões por mais um ano consecutivo.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Cálcio e magnésio acumulados em sistemas de plantio direto
O uso de tecnologias como o sistema plantio direto (SPD), com uso de plantas de cobertura do solo e a prática de rotação de culturas, podem representar opção viável para reduzir os impactos no uso intensivo do solo e favorecer as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo (Carneiro et al., 2008; Silva et al., 2011).
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.