InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Dessecação da soja para colheita! Quando e por que fazer?

De modo geral, considera-se que uma lavoura atinja determinado estádio fenológico quando 50% das plantas da área se encontram no mesmo. Isso por que nem todas as plantas conseguem atingir os mesmos estádios ao mesmo tempo devido a influência de fatores abióticos.

Na cultura da soja não é diferente, e visando antecipar o momento de colheita, uniformizar a área e controlar algumas espécies de plantas daninhas, uma das alternativas a serem exploradas é o uso da dessecação em pré-colheita. Para isso, é preciso conhecer a fenologia da cultura, visando minimizar perdas ou danos decorrentes do emprego de tal manejo.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Fungicidas multissítios são aliados do produtor

O conceito de multissítios relaciona-se com o mecanismo de ação dos fungicidas. Por conseguinte, o mecanismo de ação tem relação com a forma pela qual o fungicida consegue matar o fungo. Nesse sentido, temos dois grandes grupos de fungicidas, de um lado aqueles que possuem ação em sítios-específicos, e de outro, aqueles com ação em multissítios.

Confira o trabalho completo clicando aqui.



Novas cultivares de soja convencionais chegam ao mercado

A Embrapa apresentou as cultivares BRS 391, BRS 531 e BRS 539. “A 391 tem tecnologia block  que, com certeza, vai diminuir as aplicações de inseticida em uma ou duas vezes. Já as outras variedades têm tecnologia shield, com resistência à ferrugem asiática”, explica Rodrigo Garcia, pesquisador da Embrapa Oeste.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Desenvolvimento da cultura da soja: início do enchimento de grãos (R5) x práticas de manejo

Fonte: IPNI.

Plantas em R5 têm 75 a 110 cm de altura e encontram-se nos estádios V15 a V23. Esse período é caracterizado pelo rápido crescimento ou início do enchimento das sementes e redistribuição da matéria seca e nutrientes das partes vegetativas para as sementes em formação. No início de R5, o desenvolvimento reprodutivo apresenta desde flores quase abertas até vagens contendo sementes com 11 mm de comprimento. Entre os estádios R5 e R6, vários eventos acontecem quase ao mesmo tempo.

Confira o texto completo clicando aqui.


Aumenax® é a mais nova solução da BASF para o controle das principais doenças da soja

As doenças causadas por fungos podem causar perdas severas nas lavouras de soja, reduzindo a produtividade do cultivo. Comprometida com o legado da agricultura brasileira, a BASF apresenta na 32ª edição do Show Rural Coopavel o fungicida Aumenax® como nova ferramenta para o manejo eficiente de doenças. O evento acontece de 03 a 07 de fevereiro em Cascavel, oeste do Paraná.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares