Bacillus subtilis: uma interessante ferramenta para o manejo e controle biológico de nematoides em soja

Foto de capa: Divulgação Embrapa Agropecuária Oeste

Conforme destacado por Grigolli & Grigolli (2018), a soja é a principal cultura hospedeira do nematoide-do-cisto, praga que em condições de campo pode dar origem de três a seis gerações por ano, sendo que a temperatura ideal para o desenvolvimento do nematoide-do-cisto varia entre 23 a 28°C. O nematoide-do-cisto da soja penetra nas raízes da planta de soja e dificulta a absorção de água e nutrientes, resultando em plantas de porte reduzido e cloróticas. Os sintomas aparecem em reboleiras, geralmente, próximo de estradas ou carreadores, em casos mais severos pode causar a morte das plantas. (Grigolli & Grigolli, 2018).

Confira o texto na íntegra aqui.



Preços da soja devem subir no mercado brasileiro, seguindo Chicago e dólar

Os preços da soja tendem a subir neste início de semana no mercado brasileiro, seguindo a forte valorização do dólar e os ganhos nos contratos futuros em Chicago. Apesar da postura cautelosa dos produtores, a tendência é de um dia mais movimentado, caso esse quadro se consolide.

O mercado teve uma sexta de poucos negócios e de preços regionalizados. Chicago voltou a subir, mas o dólar volátil e a ausência de ofertas atrapalharam a comercialização.

Confira a notícia aqui.


SC: Atraso no descarregamento dos fertilizantes continua preocupando as cooperativas

O atraso na atracação dos navios no Porto de São Francisco do Sul, para descarregar as matérias-primas para a produção de fertilizantes, continua preocupando as cooperativas do grupo Fecoagro. Além de ocasionar enormes prejuízos nos custos dos navios que cobram estadia por não poder atracar no Porto, também oferece riscos de atrasar as entregas do produto acabado que as cooperativas adquiriram para distribuir aos agricultores. Está chegando a época de aplicar os adubos no solo e não chegam na fábrica. A Fecoagro já teve que fazer diversos ajustes nas produções para não parar a fábrica e também desviar navios para outros Portos para agilizar os descarregamentos, arcando com custos elevados com fretes para transferir as matérias-primas até sua fábrica em São Francisco do Sul.

Confira aqui.


Com tecnologia nacional, novos fertilizantes minerais prometem potencializar produtividade

Foto: Divulgação SulGesso

Frente aos desafios impostos dia após dia no campo, e a necessidade de produzir cada vez mais sem aumentar a área plantada e de forma sustentável, os produtores precisão muito contar com a ajuda da tecnologia. Para levar ao produtor essa tecnologia, empresas como a SulGesso – detentora da maior reserva de sulfato de cálcio do Sul do Brasil – desenvolveu dois novos fertilizantes minerais, com tecnologia exclusiva para auxiliar no desenvolvimento dos cultivos de inverno e verão.

Confira a notícia completa aqui.


Buva em soja: confira os casos de resistência aos herbicidas

Considerada uma planta daninha comum de muitas lavouras de soja, a Buva (Conyza spp.) é conhecida pela dificuldade de manejo, controle e pelos elevados danos ocasionados na cultura da soja. A matocompetição imposta por uma planta e buva por metro quadrado resulta em perdas produtivas de até 14% na cultura da soja (Supra Pesquisa), podendo essa perda ser ainda maior a medida em que a densidade populacional da planta daninha aumenta.

Confira aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.