Qual o efeito do calcário?
O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.
O pH ideal para as plantas varia de 5,5 a 7, onde são disponibilizados os nutrientes essenciais para elas. Para se ter ideia da importância da calagem, observe na figura abaixo como o pH do solo interfere da disponibilidade dos nutrientes para as plantas.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Agropecuária é único setor da economia com crescimento na pandemia, diz IBGE
A agropecuária apresentou crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao quarto trimestre de 2019, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país. O setor foi o único da atividade econômica nacional a crescer no período analisado.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Dia do Calcário: Benefícios da calagem
A menor taxa de assimilação de nutrientes implica em baixas produtividades das culturas agrícolas, diminuindo a rentabilidade do sistema de produção. Outros benefícios além da elevação do pH do solo são observados com o uso do Calcário Agrícola, sendo o calcário dolomítico muito utilizado para correção dos teores de Magnésio no solo e o calcário calcítico utilizado para a correção dos teores de Cálcio.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Dia do Calcário: Quais prejuízos são causados pela acidez do solo?

endo em vista a acidez do solo e sua interferência no crescimento radicular das culturas em virtude da toxidade de alumínio, é importante abordar outra importante interferência do pH, a disponibilidade de nutrientes do solo.
De modo geral, para a maior parte das culturas agrícolas, há uma faixa de pH onde está situada a maior disponibilidade de nutrientes para as plantas. Segundo CASARIN (2016) está faixa se limita a variação de pH de 6 a 7.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Você sabe identificar os danos pelas pragas em soja?
Os danos na cultura da soja estão relacionados diretamente com a redução da produtividade e rentabilidade ao produtor. Quais os danos causados por lagartas, percevejos, mosca-branca, ácaros, tripes e todas as pragas da lavoura de soja?
Acesse o texto completo aqui.