InícioDestaqueDestaques da Semana Mais Soja

Destaques da Semana Mais Soja

Qual o efeito do calcário?

O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.

O pH ideal para as plantas varia de 5,5 a 7, onde são disponibilizados os nutrientes essenciais para elas. Para se ter ideia da importância da calagem, observe na figura abaixo como o pH do solo interfere da disponibilidade dos nutrientes para as plantas.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Agropecuária é único setor da economia com crescimento na pandemia, diz IBGE

A agropecuária apresentou crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao quarto trimestre de 2019, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país. O setor foi o único da atividade econômica nacional a crescer no período analisado.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Dia do Calcário: Benefícios da calagem

A menor taxa de assimilação de nutrientes implica em baixas produtividades das culturas agrícolas, diminuindo a rentabilidade do sistema de produção. Outros benefícios além da elevação do pH do solo são observados com o uso do Calcário Agrícola, sendo o calcário dolomítico muito utilizado para correção dos teores de Magnésio no solo e o calcário calcítico utilizado para a correção dos teores de Cálcio.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Dia do Calcário: Quais prejuízos são causados pela acidez do solo?
Foto : Adriano Fernandes

endo em vista a acidez do solo e sua interferência no crescimento radicular das culturas em virtude da toxidade de alumínio, é importante abordar outra importante interferência do pH, a disponibilidade de nutrientes do solo.

De modo geral, para a maior parte das culturas agrícolas, há uma faixa de pH onde está situada a maior disponibilidade de nutrientes para as plantas. Segundo CASARIN (2016) está faixa se limita a variação de pH de 6 a 7.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Você sabe identificar os danos pelas pragas em soja?

Os danos na cultura da soja estão relacionados diretamente com a redução da produtividade e rentabilidade ao produtor. Quais os danos causados por lagartas, percevejos, mosca-branca, ácaros, tripes e todas as pragas da lavoura de soja?

Acesse o texto completo aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares