InícioDestaqueImportância das raízes, da inoculação e da coinoculação

Importância das raízes, da inoculação e da coinoculação

Muito se fala da contribuição da palhada (parte aérea) das plantas de cobertura e culturas antecessoras para o sistema plantio direto. Mas você já imaginou qual a contribuição das raízes?

As raízes melhoram a estrutura do solo, a infiltração de água no seu perfil e também servem de alimento para organismos e microrganismos do solo, além de atuarem na descompactação do solo, entre outros benefícios.

Figura 1. Raiz de nabo forrageiro.

Foto: Maria da Penha Angeletti.

A melhoria na estrutura do solo permite o aprofundamento radicular, possibilitando a exploração de um maior volume de solo pelas plantas e consequentemente aumentando a absorção de nutrientes e tolerância a períodos de déficit hídrico.

Figura 2. Distribuição do sistema radicular de milho e aproveitamento da água armazenada no solo.

Adaptado: SOUZA; LOBATO; REIN, (2005).

Outra importante contribuição para o aumento da produtividade vem por parte de bactérias através da inoculação e coinoculação. Uma inoculação e coinoculação bem feitas demandam uma série de cuidados mas que valem cada minuto de atenção, uma vez que o incremento da produtividade da soja pode chegar a 1,8 saca.ha-1 (EMBRAPA).

Figura 3. Raiz de soja com boa nodulação.

Além disso, a inoculação resulta em uma redução significativa no custo de produção, pois já pensou quando se gastaria com nitrogênio se fosse preciso adubar a soja com esse nutriente??? “Inoculação não dá trabalho, dá nitrogênio”

Confira a Live do mais soja, é dia 3 de junho, isso mesmo, 03/06/2020 às 20h no Facebook do Mais Soja. Na Live os professores Thomas Martin da UFSM e Geraldo Chavarria da UPF vão abordar o tema “a importância das raízes, da inoculação e coinoculação”. Não perca a oportunidade de aumentar sua produtividade.

Clique aqui e curta a Página do Mais Soja e seja informado quando a Live iniciar.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedin

Referências:

EMBRAPA. TÉCNICAS DE INOCULAÇÃO DE BACTÉRIAS AUMENTAM A PRODUTIVIDADE DA SOJA. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/42282400/tecnicas-de-inoculacao-de-bacterias-aumentam-produtividade-da-soja>, acesso em: 28/05/2020.

SOUZA, D. M. G; LOBATO, E; REIN, T. A. USO DE GESSO AGRÍCOLA NOS SOLOS DO CERRADO. Embrapa, Circular Técnica, n. 32, 2005.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares