Foram suspensas as vendas de fertilizantes e insumos na Argentina, plantios ameaçados
Informes recebidos hoje direto da Argentina nos dizem que, em pleno início de plantio de trigo, uma das culturas mais importantes do país, foram suspensas todas as vendas de fertilizantes e insumos em todo o território nacional, porque o governo mudou as cotações dos dólares necessários para pagar as importações desses produtos, duplicando o seu valor. E esta decisão (mais um tiro no pé, dos muitos, da administração Fernandez/Kirschner).
Confira a notícia completa aqui.
Influência da velocidade de semeadura na soja
Um dos principais processos da produção agrícola é a semeadura de uma lavoura, sendo fundamental uma semeadura bem sucedida para um bom estabelecimento do estande de plantas. Dentre os cuidados necessário para uma boa semeadura, a regulagem das máquinas, a entrada em umidade de solo adequada e a velocidade de execução do processo de semeadura são fundamentais para garantir melhores condições para o estabelecimento do estande de plantas.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Inoculação não dá trabalho, dá nitrogênio…
O nitrogênio é um dos nutrientes mais requeridos pelas plantas. Na cultura da soja, são extraídos cerda de 82 kg.ha-1 de nitrogênio e exportados cerca de 61 kg.ha-1 para cada tonelada de grãos produzidas.
Há quatro principais formas de fornecer nitrogênio para as plantas, sendo elas: por meio da decomposição da matéria orgânica do solo, a fixação não biológica, o uso de fertilizantes nitrogenados e por meio da fixação biológica de nitrogênio.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
No combate à ferrugem asiática da soja, o Brasil poderá ficar sem fungicidas multissítios?
O que está acontecendo com a eficácia dos fungicidas sítio-específicos usados no controle da ferrugem asiática da soja (FAS) desde a safra 2005/06 não pode ser esquecido. Qual seria o impacto negativo na eficácia do controle da FAS pela eliminação do mercado dos multissítios e a consequente redução da produtividade da soja e do lucro dos produtores? Devido a indispensável e eficiente contribuição, como armas contra a resistência, os multissítios terão substitutos?
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Importância das raízes, da inoculação e da coinoculação
Muito se fala da contribuição da palhada (parte aérea) das plantas de cobertura e culturas antecessoras para o sistema plantio direto. Mas você já imaginou qual a contribuição das raízes?
As raízes melhoram a estrutura do solo, a infiltração de água no seu perfil e também servem de alimento para organismos e microrganismos do solo, além de atuarem na descompactação do solo, entre outros benefícios.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.