Relação C/N, entenda o que é, e como pode influenciar no sistema plantio direto
Um dos princípios do sistema de cultivo denominado sistema plantio direto é que não haja revolvimento do solo. Com isso, práticas de manejo diferentes as utilizadas em cultivos convencionais tiveram que ser implantadas e praticadas para garantir a sustentabilidade e viabilidade do sistema.
Confira o texto completo clicando aqui.
Existe relação entre enxofre e nitrogênio?
Visando altas produtividades, a correção e manutenção da fertilidade do solo é essencial e com isso deve-se atentar para alguns nutrientes no solo, sua disponibilidade e influencia na fisiologia da planta. Um dos nutrientes mais utilizados e visados na agricultura é o Nitrogênio. O Nitrogênio desempenha papel fundamental no metabolismo das plantas para sua sobrevivência, desenvolvimento e crescimento.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Adubação foliar pode auxiliar no incremento da produtividade da soja?
O primeiro passo para nutrir adequadamente as plantas é a realização da análise da fertilidade do solo a fim de conhecer os teores de nutrientes contidos nele. Após a análise, deve-se realizar a interpretação da mesma para a recomendação das doses de manutenção ou reposição da fertilidade do sistema. Essa recomendação varia muito de cada Estado, sendo que estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina por exemplo, utilizam o mesmo manual para recomendação, o qual difere para outros Estados.
Confira o texto completo aqui.
Sementes de alto vigor asseguram maiores produtividades da soja
O sucesso da lavoura de soja depende de diversos fatores. Sem dúvida, um dos mais importantes é a utilização de sementes de elevada qualidade, que resultam em plantas de alto vigor com desempenho superior no campo. O uso de sementes de elevada qualidade permite o acesso aos avanços genéticos, com as garantias de qualidade e tecnologias de adaptação nas diversas regiões, assegurando maiores produtividades. Portanto, o estabelecimento da lavoura de soja com sementes da mais alta qualidade é de fundamental importância.
Confira o texto na integra aqui.
Por que a espiga de milho sempre possui um número par de fileiras de grãos?
Os primórdios florais são arranjados em fileiras longitudinais nas espigas. Cada primórdio floral divide-se e dá origem a dois botões florais. De cada botão floral sai uma espigueta, e de cada espigueta saem duas flores, das quais somente uma vinga. Como cada espigueta origina um grão de milho, e os grãos seguem o mesmo arranjamento em fileiras duplas, isso vai resultar sempre em um número par de fileiras. A espiga de milho é uma tabuada de dois.
Confira o texto completo aqui.