InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência

O nitrogênio pode ser absorvido por diferentes formas na planta, sendo que sua absorção pode ser oriunda da atmosfera, ou solo nas formas N2, NH4+ e NO3. A principal forma de absorção na maioria das culturas é NO3 por conta do processo de nitrificação que ocorre no solo. Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.

Confira aqui.



Fósforo: importância, manejo e sintomas de deficiência

Quando os níveis de Fósforo estiverem abaixo das necessidades da cultura, deve-se realizar adubação de reposição e manutenção. Nas plantas, o Fósforo desempenha papel fundamental na formação de ATP (Trifosfato de adenosina), sendo ela a principal fonte de energia para a realização de processos como a fotossíntese, divisão celular, transporte de assimilados e carga genética.

Confira o texto aqui.


CTC do solo, o que é e qual sua importância?

Uma dessas características, está relacionada a presença de cargas elétricas nos colóides do solo que possibilitam a troca de cátions, também conhecida como CTC (capacidade de troca de cátions). A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), sódio (Na+), alumínio (Al3+) e hidrogênio (H+). A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009).

Confira tudo aqui.


Aplicação prática da escala fenológica na cultura da soja

A soja é considerada a cultura oleaginosa mais produzida e consumida no mundo, sendo o Brasil o segundo maior produtor. Entretanto, ressalta-se que apesar da elevada importância, os manejos e tratos culturais realizados na cultura muitas vezes são um desafio para os produtores com relação ao momento e a forma de realização. Para facilitar a compreensão técnica e científica no estudo de diferentes culturas, lança-se mão da fenologia, termo que se refere a parte da botânica destinada a estudar as diferentes fases de crescimento e desenvolvimento das culturas.

Confira o texto completo aqui.


Inseticidas: alguns grupos que você precisa conhecer…

Quando as pragas atingem o nível de controle (momento mais apropriado para intervir com medidas de manejo), recomenda-se entrar com estratégias protetivas a fim de controlar os insetos.

Vários fatores influenciam na tomada de decisão, como os princípios ativos, a própria praga, preço dos produtos e sua eficiência. Este último fator é um dos mais importantes para realizarmos um manejo satisfatório.

Neste texto vamos conhecer quais os grupos químicos de inseticidas recomendados para as principais pragas agrícolas e trazer resultados para corroborar com a eficiência de controle.

Confira aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares