Análise e perspectivas climáticas para outubro, novembro e dezembro de 2022

As previsões climáticas, segundo o modelo estatístico do INMET, são mostradas na Figura abaixo. Para a região Norte do país, há previsões de chuva acima da média climatológica, com exceção de áreas do centro-sul do Pará, sudoeste e leste do Amazonas e centro de Rondônia, onde a previsão indica uma tendência de chuvas dentro ou abaixo da média.

Na região Nordeste, o modelo indica chuvas dentro ou acima da média climatológica em praticamente toda a região, o que deve favorecer as fases mais sensíveis das culturas em grande parte do SEALBA, como o feijão e o milho terceira safra. Já em áreas do MATOPIBA, o início da safra deve ser marcado por chuvas dentro ou acima da média climatológica, principalmente nos meses de outubro e novembro, o que será favorável para a elevação dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e no estado do Tocantins, e poderá favorecer o estabelecimento e as fases inicias das culturas.

Confira aqui.



Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência

O nitrogênio pode ser absorvido por diferentes formas na planta, sendo que sua absorção pode ser oriunda da atmosfera, ou solo nas formas N2, NH4+ e NO3. A principal forma de absorção na maioria das culturas é NO3 por conta do processo de nitrificação que ocorre no solo. Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.

Confira aqui.


Aplicação prática da escala fenológica na cultura da soja

Estas fases são denominadas fases fenológicas e são definidas por caracteres marcantes, expressos em geral de forma morfológica, mas relacionados à processos fisiológicos (Câmara, 2006). Cientificamente pode ser simples a compreensão das fases da cultura, entretanto, sua observação prática muitas vezes não é constatada por parte dos produtores rurais, fator que pode prejudicar ou impedir o máximo aproveitamento de determinado manejo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar as fases de desenvolvimento da cultura da soja de acordo com características marcantes e relacionar com estas os principais manejos recomendados de acordo com a escala fenológica, permitindo sua utilização de forma prática pelos produtores rurais.

Confira o texto aqui.


O que você deveria saber sobre a vassourinha-de-botão

Segundo o Guia de Herbicidas, são registrados para o controle de vassourinha-de-botão apenas os herbicidas 2,4-D + picloram e glufosinate.

Já, de acordo com o Agrofit podem ser utilizados os herbicidas: glufosinate, imazapyr, 2,4-D + picloram e diuron + hexazinone.

Entretanto, o estudo realizado por Fadin (2017) avaliou o controle desta planta daninha em 3 estádios de desenvolvimento: 2 – 4 folhas, 4 – 6 folhas e florescimento.

Confira o texto aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.