Campeão de concurso de produtividade alcança 248 sacas de milho por hectare ao investir em manejo sustentável
De acordo com o produtor, faz toda a diferença destinar recursos para a nutrição do solo, para o cultivo de plantas de cobertura e para outras medidas que melhoram a qualidade da superfície da plantação. “O talhão que inscrevemos nesse concurso e que também é parte do PRO Carbono era o pior da fazenda e hoje ele é um dos melhores. Há cerca de 6 anos começamos a fazer um manejo diferenciado, nessa e em outras áreas, com braquiária, gessagem e subsolagem. Investimos e muito na parte biológica do solo e, hoje, vemos o reflexo desse esforço nos resultados”, reforça Dalben.
Confira o texto aqui.
Embrapa e Helix apresentam milho transgênico totalmente desenvolvido no Brasil
A Embrapa e a Helix, empresa do grupo Agroceres, apresentaram, no último dia 22 de novembro em Patos de Minas-MG, cultivares de milho melhoradas com o evento transgênico de milho BTMAX, que apresenta alta eficácia contra as pragas lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada a principal praga da cultura do milho e broca-da-cana (Diatraea saccharalis)(). O evento transgênico BTMAX, obtido com a adição de um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), é resultado de parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a Helix e foi aprovado por unanimidade pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) em junho de 2022.
Confira mais aqui.
Se produzir 2.8 toneladas de soja por hectare, ao produtor Argentino restará US$ 95 enquanto o estado arrecadará US$ 723 por hectare
Com o elevado custo de produção, cultivar uma lavoura de soja produtiva, rentável e lucrativa é um desafio safra após safra. Tornar-se competitivo no agronegócio sempre foi um desafio independentemente do tamanho da propriedade e área cultivada.
Em virtude da grande variabilidade climática e ambiental, em especial em anos sobre influência de fenômenos climáticos como o La Niña e o El Niño, é difícil determinar a produtividade final da lavoura, e com ela a lucratividade. Agora imagine em maio a tanta adversidade, ficar com apenas 6,75% do resultado final da produção por hectare de soja produzido?
Saiba mais aqui.
Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência
No solo, a principal fonte de nitrogênio é a matéria orgânica, contudo, nem todo nitrogênio presente na matéria orgânica do solo está prontamente disponível para as plantas, ele é liberado lentamente e depende da atividade microbiana do solo. O Nitrogênio é facilmente redistribuído no floema, apresentando alta mobilidade na planta. No solo, ele também apresenta alta mobilidade, sendo facilmente lixiviado e necessitando de adequado aporte nos estádios de maior resposta das culturas.
Acesse aqui.
Para estimular novas vendas, Argentina lança nova edição do “Dólar Soja”
A nova edição do chamado “dólar soja”, terá cotação de 230 pesos – superior ao praticado em setembro, de 200 pesos por dólar e a versão de julho, de 160 pesos por dólar. De setembro para cá, o dólar oscilou de 150 pesos por dólar para 165 pesos por dólar. Com este dólar fixado em 230 pesos os produtores têm um dólar 39% mais alto que o restante dos exportadores do país.