Corteva Agriscience lança soja Conkesta E3® no Brasil
Tecnologia completa o Sistema Enlist®, lançado recentemente para o controle de plantas daninhas e principais lagartas da cultura da soja, oferecendo nova opção de escolha para o produtor rural brasileiro.
O produto representa uma inovação para os agricultores brasileiros por incorporar duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que oferecem ampla proteção contra importantes lagartas da cultura da soja (Proteção: Lagarta-da-soja, Lagarta-falsa-medideira, Lagarta-elasmo, Lagarta-das-maçãs e Lagarta-helicoverpa | Proteção moderada: Lagarta-preta e Lagarta-das-folhas), além de tolerância a três herbicidas (Glifosato, Glufosinato e 2,4-D Sal Colina), permitindo flexibilidade no manejo de gramíneas e plantas daninhas de folhas largas.
Confira a notícia completa aqui.
Coinoculação da soja realmente contribui para o aumento da produtividade?
As contribuições das bactérias do gênero Bradyrhizobium para o aumento da produtividade da soja já são conhecidas e popularizadas. Essas bactérias possuem a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico e disponibilizá-lo para a planta através de um processo de simbiose entre planta e bactérias. Segundo Gitti (2015), através dessa simbiose, essas bactérias podem contribuir com todo o nitrogênio necessário pra produtividades médias de até 3.600 kg.ha-1 de soja.
Confira aqui.
Quebra na safrinha faz Paraná entrar na briga para comprar milho
A produção de proteínas animais na região Sul do Brasil tem no Paraná um pilar estruturante no abastecimento de milho. O cereal produzido em território paranaense, principalmente na segunda safra, é crucial para a alimentação animal (especialmente de suínos e aves) em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O que ninguém contava é que a seca e a geada seriam implacáveis na temporada 2020/21. Em vez das 14,6 milhões de toneladas de milho previstas inicialmente, as lavouras estaduais devem gerar em torno de 6 milhões de toneladas – a menor colheita da última década.
Confira aqui na íntegra.
Entenda os efeitos do impacto de enxofre e cálcio no condicionamento do solo
A produção de soja movimenta o agronegócio brasileiro o ano inteiro. Embora esteja na entressafra, o período atual é de comercialização do grão e elaboração de projetos para a tomada de crédito de custeio. No campo, é o momento de definir o preparo do solo para o plantio, que, em muitas regiões, começa no mês de setembro. “Solo equilibrado é a chave para a garantia de qualidade na lavoura e a estabilidade produtiva”, afirma o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva. “Alumínio e cobre em excesso, ou quantidade insuficiente de enxofre e micronutrientes, provocam baixa fertilidade e podem comprometer a saúde do solo e, consequentemente, das plantas, no próximo ciclo”, acrescenta.
Confira aqui.
Embrapa lança manual para subsidiar mistura de produtos químicos no pulverizador
A Embrapa Soja acaba de lançar o Manual técnico para subsidiar a mistura em tanque de agrotóxicos e afins, publicação que é resultado de estudos realizados conjuntamente com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Bayer Crop Science. “Com os resultados obtidos esperamos contribuir para esclarecer dúvidas e incentivar o uso racional das misturas de múltiplos produtos e compostos de diferentes tipos de formulações de produtos fitossanitários e/ou adubo foliar no pulverizador, evitando problemas de incompatibilidades no campo”, enfatiza o pesquisador Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja.
Confira completo aqui.