Emater/RS: Com produtividade estimada em 2.175 kg/ha colheita alcança 8% no Estado

No período entre 20 e 26/03, a ocorrência de chuvas de intensidade variável, mas com uma abrangência maior no território do Estado, auxiliou na maturação mais uniforme das lavouras e na queda das folhas secas que se encontravam retidas nas plantas. No entanto, os produtores continuaram a aplicação de herbicidas na dessecação pré-colheita para uniformizar o processo e favorecer a colheita. As lavouras em maturação totalizam 42%, e a colheita alcançou 8%.

Veja mais aqui.



Adubação de sistema: Uma estratégia interessante para o sistema plantio direto

A nutrição adequada é indispensável para a obtenção de boas produtividades em culturas anuais como soja e milho. Embora naturalmente, a grande maioria dos solos agrícolas apresentem certa fertilidade natural, nem sempre os teores nutricionais presentes no solo são suficientes para suprir a demanda nutricional da cultura, para que a planta possa expressar seu potencial produtivo.

Veja tudo aqui.


Plantas de cobertura: Custo ou investimento?

Segundo Myers (2023), um estudo desenvolvido pelo Soil Health Institute, avaliando 100 agricultores, constatou que 85% deles relataram um aumento na receita líquida para o milho e 88% dos agricultores observaram aumento na receita líquida da soja, em função do uso de práticas sustentáveis como o cultivo de plantas de cobertura. Além do relatório desenvolvido pelo Soil Health Institute resumindo 100 casos, outro grande estudo foi desenvolvido pelo USDA-SARE Cover Crop Economic (2019) incorporando dados de rendimento de 500 fazendas, ambos avaliando a economia e saúde do solo.

Confira, aqui.


Uso e qualidade do calcário

Monitorar a fertilidade do solo, principalmente os teores nutricionais e condições químicas, é essencial para a manutenção da produtividade de culturas agrícolas, em especial se tratando de culturas anuais com soja, milho, trigo, entre outras. Além de bons níveis de fertilidade do solo, suprindo as exigências da cultura e extração de nutrientes do solo, é essencial garantir condições adequadas para que a planta possa absorver os nutrientes disponíveis na solução do solo.

Veja mais.


VAZIO OUTONAL: Plantas de cobertura pré-semeadura do Trigo

Entre a colheita da safra de verão e a semeadura da cultura do trigo é de grande importância evitar vazio outonal com o cultivo de alguma espécie de cobertura de solo como forma de ciclagem de nutrientes liberados pela decomposição da palhada da cultura de verão. O vazio outonal se caracteriza pela não utilização das áreas agrícolas na pré semeadura do trigo devido a inexistências de plantas com alto interesse comercial no período, por vez, a prática irá favorecer a redução microbiota do solo e além de intensificar o desenvolvimento de plantas daninhas.

Veja mais aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.