InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Boro é chave para aumentar a produção de frutos e grãos

Todas as plantas demandam determinados níveis de disponibilidade, absorção e incorporação de nutrientes para atender as suas necessidades metabólicas, a fim de cumprir o seu ciclo de vida. O Boro faz parte desse seleto grupo de nutrientes essenciais ao pleno desenvolvimento delas, dentre os micronutrientes a sua demanda é relativamente elevada se comparado aos demais elementos, e a sua falta limita severamente a capacidade produtiva das lavouras.

Confira o texto aqui.


O que são plantas indicadoras e como podem contribuir para o manejo do solo?

O solo é o principal substrato utilizado para o culto de plantas de interesse econômico, fornecendo suporte, água e nutrientes para as plantas cultivadas. Entretanto, embora possuam certa fertilidade natural, em determinadas circunstâncias, somente essa fertilidade não é capaz de suprir a demanda nutricional da cultura, sendo necessário corrigir os níveis de fertilidade do solo, com base nas exigências da cultura e expectativas de produtividade.

Veja mais aqui.


O que é alelopatia?

Em sistemas de produção agrícola, especialmente se tratando do cultivo de culturas anuais, o controle de plantas daninhas é essencial para reduzir as perdas em função da matocompetição, bem como para o manejo integrado de pragas e doenças, eliminando plantas hospedeiras. Visando o manejo integrado de plantas daninhas, a cobertura do solo é uma das principais e mais importantes ferramentas de manejo no sistema plantio direto.

Confira o texto completo aqui.


Como são classificados os nematicidas quanto aos Modos de Ação?

Foto: Cristiano Bellé

Os nematoides fitopatogênicos são pragas que acometem culturas agrícolas, causando danos diretos e indiretos, prejudicando o crescimento e desenvolvimento vegetal, além de reduzir a produtividade de culturas como soja e milho. Os nematoides participam de complexos de doenças de diferentes modos, atuando na criação de portas de entrada para patógenos; modificando a rizosfera, favorecendo o crescimento de outros patógenos; atuação como vetores de viroses, bactérias e fungos; alteração da suscetibilidade do hospedeiro a outros patógenos por meio da indução de alterações fisiológicas no hospedeiro, entre outras injurias (Grigolli & Grigolli, 2018).

Veja mais aqui.


Quais os principais sintomas visuais de deficiência nutricional em plantas?

A deficiência de um nutriente, mesmo estando os demais em níveis superiores aos exigidos pela planta, pode limitar a produtividade da planta, fato popularmente conhecido como Lei de Liebig ou Lei do Mínimo. Basicamente, os nutrientes requeridos pelas plantas são divididos em macro e micronutrientes, em função da maior e menor demanda pela planta, respectivamente. Entretanto, mesmo os nutrientes requeridos em pequenas quantidades desempenham funções essenciais para o metabolismo vegetal, que tem sua eficiência limitada pela deficiência nutricional.

Confira aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares