Fósforo: importância, manejo e sintomas de deficiência

Quando os níveis de Fósforo estiverem abaixo das necessidades da cultura, deve-se realizar adubação de reposição e manutenção. Nas plantas, o Fósforo desempenha papel fundamental na formação de ATP (Trifosfato de adenosina), sendo ela a principal fonte de energia para a realização de processos como a fotossíntese, divisão celular, transporte de assimilados e carga genética.

Veja o texto completo aqui.


Como ocorre a compactação do solo e como identificar

O solo compactado é uma das problemáticas atuais em discussão na agricultura e, dependendo do estado de compactação que o solo atinge, pode comprometer o desenvolvimento adequado das plantas e diminuir consideravelmente a produtividade das culturas.

No entanto, através do conhecimento dos fatores que ocasionam essa condição e pela adoção de práticas de manejo adequadas, é possível reverter esse problema, realizando a descompactação ou melhor ainda, evitar que ela alcance níveis prejudiciais.

Veja mais aqui.


Ampla safra, prêmios fracos, Chicago e dólar em baixa provocam forte queda nos preços da soja em abril

Os preços da soja tiveram forte baixa em abril, pressionados por uma combinação de fatores negativos. Mesmo com cotações em declínio, o produtor negociou mais, aproveitando raros momentos de repiques e temendo perdas ainda mais consistentes. Prêmios, dólar e contratos futuros na Bolsa de Chicago tiveram desempenhos ruins, compondo o cenário de retração no mercado físico e nos portos.

Veja mais aqui.


Dicas importantes sobre o capim-pé-de-galinha que você deveria saber!

O controle ideal do capim-pé-de-galinha é em pré-emergência ou pós-emergência inicial, quando esta planta está com no máximo 1 perfilho.

Takano et al. (2017) estudaram o controle de capim-pé-de-galinha com diversos herbicidas.

Veja mais aqui.


Período de outono/inverno é hora de pôr em prática estratégias para aumentar a produtividade do milho

O milho é uma das principais culturas de verão em rotação de culturas com a soja, em diversas propriedades agrícolas. Além de trazer benefícios ao sistema plantio direto, contribuindo para a boa cobertura do solo e sustentabilidade da produção, o milho também desempenha função econômica, sendo altamente responsivo a adubação, especialmente se tratando dos macronutrientes Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).

Confira tudo aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.