Previsão climática do Inmet mostra como ficarão as chuvas e temperaturas até abril de 2022
Para a agricultura, essa previsão significa um período maior de preparação entre o plantio de culturas, evitando riscos e aumentando a produtividade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apresentou nesta quinta-feira (17), pela primeira vez, a previsão climática com tendências de chuvas e temperaturas para os próximos seis meses. A previsão, que inicia no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022, é baseada na observação de dados passados e no comportamento da atmosfera, sendo diferencial para a tomada de decisão do produtor rural, para o planejamento da geração hídrica e a viabilidade do transporte nas principais bacias hidrográficas do país.
Confira a previsão completa aqui.
Atrazine: uma ferramenta interessante para o manejo da buva
Além de desempenhar significativo papel econômico no sistema de produção de grãos, o milho é uma cultura de fundamental importância para a manutenção e sustentabilidade do sistema plantio direto. Características como elevada produção de palhada residual e sua grande persistência na superfície do solo, fazem do milho uma cultura fundamental no sistema de produção.
Confira o texto aqui.
Garantia de fornecimento de fertilizantes pela Rússia traz segurança para as próximas safras
“O Brasil depende de insumos importados para manter a produtividade. Então, o principal objetivo foi o pacto dos fornecedores de que eles irão cumprir os contratos, e a garantia de que farão novos acordos assegurando o fornecimento nas próximas safras. Um compromisso com o principal fornecedor desses fertilizantes é importante para termos segurança de que vamos ter o insumo para poder manter a produtividade, e isso é fundamental para a segurança alimentar do Brasil e dos países que dependem do alimento brasileiro”, destaca De Zen.
Confira a notícia aqui.
Eficiência de fungicidas multissítios e produto biológico no controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2020/2021: resultados sumarizados dos experimentos cooperativos
Destaque: As informações devem ser utilizadas dentro de um sistema de manejo, priorizando sempre a rotação de fungicidas com diferentes modos de ação, adequando o manejo à época de semeadura, à cultivar, ao tamanho da propriedade e à logística de aplicação, às condições climáticas e à incidência de doenças na região e na propriedade.
Confira a circular completa aqui.
Perda dos cotilédones pode reduzir a produtividade da soja?
Ainda que a soja apresente plasticidade conhecida, a drástica redução do estande de plantas pode resultar em redução significativa da produtividade da cultura, por afetar diretamente um dos componentes de rendimento da soja, o número de plantas por metro quadrado (Zanon et al., 2018). Dentre os principais fatores responsáveis pela redução do estande de plantas de soja podemos destacar as pragas iniciais que acometem a cultura.
Confira o texto completo aqui.