B3: Disputa entre exportação e mercado interno faz milho passar dos R$ 104,00 para maio/22
AS CAUSAS DA ALTA: Nesta sexta-feira, a B3 seguiu refletindo os efeitos internacionais da demanda em função da guerra na Ucrânia, e as cotações demonstram altas expressivas. Traders no mercado internacional avaliam que o avanço de tropas russas na Ucrânia tem diminuído esperanças de que os produtores de milho no país sejam capazes de cultivar com sucesso e comercializar uma safra viável este ano. A Ucrânia é o 4º maior produtor do cereal no mundo. Este conflito aumentou muito a demanda de milho para exportação no Brasil (estima-se que pelo menos 650 mil tons foram negociadas na semana), disputando preços com o mercado interno.
Confira o relatório aqui.
Controle químico da cigarrinha-do-milho: aspectos gerais
A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), praga mais temida pelos produtores de milho, é um inseto sugador de seiva capaz de causar danos diretos e indiretos às plantas. Em áreas infestadas, os adultos da cigarrinha podem ser observados alimentando-se no cartucho das plantas de milho. O inseto adulto se caracteriza por apresentar uma coloração parda a amarelada, com asas transparentes e com duas pontuações negras no dorso da cabeça. Apresenta cerca de 4 mm de comprimento e menos de 1mm de largura (Oliveira, 2018).
Confira o texto completo aqui.
Potássio: Como as plantas de cobertura podem contribuir com esse nutriente para a soja?
Normalmente, o Potássio é fornecido para a cultura da soja por meio da adubação, utilizando fertilizantes minerais. A quantidade requerida do nutriente pode variar de acordo com os níveis de fertilidade do solo e expectativa de produtividade da cultura. Além dos fertilizantes minerais, a adubação verde pode ser uma forte aliada no manejo da fertilidade do solo, visando reduzir os custos com a aquisição de fertilizantes potássicos, proporcionando também, maiores níveis do nutriente para as plantas.
Confira aqui.
O que você precisa saber sobre tripes em soja
Os tripes, assim como os ácaros, são pragas típicas de períodos de estiagem. Nessas condições, seus danos tornam-se mais perceptíveis, devido à perda acentuada de água pelas plantas de soja. Além disso, o menor conteúdo de água nos tecidos foliares faz com que o inseto realize um número maior de ataques para suprir sua necessidade alimentar.
Confira mais no texto, aqui.
CMN atende CNA com linha de crédito emergencial e prorrogação de dívidas de produtores afetados pelas chuvas
Em Comunicado Técnico, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou que a decisão atende ao pleito da entidade, que encaminhou ofícios ao Poder Executivo em janeiro deste ano solicitando medidas para ajudar os produtores rurais.
A Resolução do CMN contempla municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo.
Confira aqui.