Brasil lidera produtividade agropecuária entre 187 países, aponta estudo do USDA
Desde os anos 2000, o Brasil tem liderado a produtividade agropecuária mundial entre 187 países. É o que mostra um estudo do Economic Research Service, órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), divulgado em outubro.
De acordo com a pesquisa, o produto da agricultura brasileira cresceu, no período de 1961 a 2019, 3,75% ao ano, abaixo apenas da China com 4,41% a.a. O produto inclui 162 lavouras, 30 tipos de produtos animais e insetos e oito produtos da aquicultura. Os insumos são terra, trabalho, capital e materiais.
Confira a análise completa aqui.
Uso da terra e produção agrícola: o Brasil produz muito e preserva ainda mais
Com a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Brasil e estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), sabemos quais áreas são efetivamente utilizadas para a agricultura, assim como aquelas preservadas pelos produtores dentro de suas propriedades. Podemos ainda determinar a contribuição do nosso sistema de produção agrícola na preservação da vegetação nativa brasileira.
Confira aqui.
Preço do trigo despenca com colheita nos EUA e na Europa e Chicago vai à mínima em quase três meses
A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais baixos. Segundo a Agência Reuters, o mercado foi pressionado pela colheita em partes da Europa e dos Estados Unidos. Os preços chegaram ao menor nível desde 29 de março. A fraca demanda nos EUA contribuiu com a forte desvalorização.
Confira o material aqui.
Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB obteve resultados impactantes, mesmo com Safra 21/22 repleta de adversidades e altos custos

A safra 21/22 entrará definitivamente para a história. Não somente por conta das adversidades, como escassez de chuva, pouco enchimento de grãos, custos dos insumos muito superiores ao esperado, falhas na germinação e abortamento de flores, mas também pela superação protagonizada por muitos produtores rurais.
Os impactantes resultados obtidos no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja confirmaram esse cenário. O produtor rural Matheus Leonel Nunes Alves, da Fazenda São João, de Pilar do Sul (SP), junto de seu consultor técnico, Rafael Antonio Campos de Oliveira, foram os grandes campeões nacionais e vencedores da região Sudeste desta iniciativa do CESB, com uma produção sustentável e altamente estratégica de 126,85 sacas por hectare.
Confira mais sobre os campeões aqui.
Anvisa determina suspensão do agrotóxico carbendazim
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (21) a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do carbendazim, um agrotóxico muito usado por agricultores brasileiros no combate a fungos que atacam plantações de feijão, arroz, soja e de outras culturas agrícolas.
A decisão foi tomada após apresentação de voto da diretora Meiruze Freitas, durante uma reunião extraordinária da diretoria colegiada da Anvisa, aprovada por maioria entre os integrantes.
Confira aqui.