Grupo Gorgen, Fazenda São Gabriel, Mateiros-TO é o campeão da Região Norte, cat. Sequeiro do CESB 2023

Com 108,63 sc/ha, o título de campeão do desafio de produtividade CESB, safra 22/23 da região Norte, categoria sequeiro, vai para o Grupo Gorgen, Fazenda São Gabriel, em Mateiros – TO. A fazenda conta com uma área total de 6.500 ha, das quais, 4.200 ha são destinadas a cultura da soja, com produtividade média a nível de propriedade de 84 sc/ha.

Veja o manejo completo aqui.



Campeão CESB da região Nordeste cat. sequeiro produziu 119,71 sc/ha

A Fazenda Barcelona, de Riachão das Neves – BA ganhou o título de Campeã da Região Nordeste, categoria sequeiro, do desafio de produtividade CESB safra 22/23. Com uma produtividade de 119,71 sc/ha, o Grupo Gorgen, produtor João Antônio Gorgen garante mais um título no CESB.

A Fazenda conta com 12.000 ha, das quais 2.800 ha são destinadas a soja, com produtividade média a nível de fazenda de 95 sc/ha. A área auditada para o concurso apresentava 2,7199 ha, sob sistema de plantio direto, com quatro culturas (algodão, soja, milho+braquiária).

Confira tudo aqui.


Conheça o manejo do Campeão Nacional do CESB 2023

O produtor João Lincoln Reis Veigas, da fazendo Congonhal em Nepomuceno, Minas Gerais, é o grande campeão do Desafio de Produtividade CESB 2022/23 na categoria sequeiro. Alcançando uma produtividade extraordinária de 134,46 sc/ha. A propriedade na região Sudeste, conta com 384 hectares, dos quais 43 hectares são dedicados ao cultivo da soja. A fazenda registrou uma produtividade média de 93,2 sc/ha.

Conheça o manejo campeão, clique aqui.


Mancha-alvo (Corynespora cassiicola) na Soja

Foto: Maurício Stefanelo – Ceres Consultoria

A mancha-alvo é uma doença fúngica causada pelo fungo Corynespora cassiicola, de acordo com Henning et al. (2014), as lesões da mancha-alvo na soja iniciam-se como pequenas manchas pardas com um halo amarelado e, posteriormente, crescem formando grandes manchas circulares com coloração que variam de castanho-clara a castanho-escura, lembrando um alvo, daí seu nome. O Autor destaca que esse fungo é amplamente distribuído em praticamente todas as regiões onde a soja é cultivada no país. Além disso, ele tem a capacidade de sobreviver em restos de cultura e sementes infectadas, e também de colonizar diversos tipos de resíduos presentes no solo.

Veja mais aqui.


Resultados de eficiência para controle da ferrugem-asiática

Experimentos em rede vêm sendo realizados desde a safra 2003/2004 para a comparação da eficiência de fungicidas registrados e em fase de registro para o controle da ferrugem-asiática. Nesses experimentos, os fungicidas são avaliados individualmente, em aplicações sequenciais, em semeaduras tardias, para determinar a eficiência de controle.

O objetivo desta publicação é apresentar os resultados sumarizados dos experimentos cooperativos, realizados na safra 2022/2023, para o controle da ferrugem-asiática da soja.

Veja todos os resultados aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.