Milheto (Pennisetum glaucum): uma alternativa para diversificar o sistema produtivo

Várias espécies de plantas de cobertura de solo são utilizadas em sistemas de rotação e sucessão de culturas. Essas espécies são estrategicamente escolhidas como plantas de cobertura do solo de primavera/verão e outono/inverno, proporcionando uma série de vantagens ao solo através da ciclagem de nutrientes. Os resíduos culturais deixados pelas plantas de cobertura no solo, desempenham um papel importante promovendo a recuperação, manutenção e melhoria das propriedades do solo (Tiecher, 2016).

Confira tudo aqui.



ALERTA – Ferrugem-asiática em soja voluntária no Rio Grande do Sul

Os sintomas iniciais da ferrugem manifestam-se através de pequenos pontos escuros, com no máximo 1 mm de diâmetro, que aparecem no tecido sadio das folhas. Esses pontos possuem uma coloração que varia de esverdeada a cinza-esverdeada, acompanhadas por protuberância, conhecidas como urédias, que se formam na face inferior das folhas. Com o tempo, as urédias adquirem coloração castanho-clara a castanho-escura e se abrem através de minúsculos poros, liberando os esporos hialinos que se acumulam ao redor desses poros e são posteriormente dispersos pelo vento (Henning et al., 2014).

Veja o alerta aqui.


Produtor volta a segurar oferta apostando em preços mais altos no milho

O mercado brasileiro de milho registrou mais uma semana de preços firmes, com os produtores segurando as ofertas na expectativa de conseguir melhores valores, o que travou as negociações no cenário doméstico. De acordo com a SAFRAS Consultoria, a desvalorização do real frente ao dólar favoreceu uma melhora das cotações nos portos e contribuiu para um bom andamento dos embarques do cereal.

Veja aqui.


Qual a função do Cobalto e Molibdênio na Soja?

O cobalto e o molibdênio são considerados nutrientes essenciais para o processo de fixação biológica do nitrogênio. O cobalto é parte da cobalamina (vitamina B12 e seus derivados), um componente de várias enzimas em microrganismos fixadores de nitrogênio. Em geral, os vegetais tendem a conter quantidades relativamente pequenas desse elemento (Taiz & Zeiger, 2017). O cobalto é essencial para que ocorra o processo de fixação do N2, uma vez que participa da síntese da cobamida e da leghemoglobina nos nódulos das plantas. Nesse sentido, a deficiência de cobalto pode resultar na deficiência de nitrogênio na cultura de soja devido à redução da eficiência da fixação de nitrogênio. Os sintomas de deficiência de cobalto são caracterizados por clorose total, seguida de necrose, que afeta principalmente as folhas mais velhas da planta (Sfredo & Oliveira, 2010).

Confira o texto completo.


O que influencia os componentes de rendimento do milho?

O milho (Zea mays), uma gramínea pertencente à família Poaceae, é um dos principais cereais cultivados na safra de verão tanto na safra quanto na safrinha/segunda safra. A importância econômica do milho é caracterizada por sua ampla versatilidade de utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia (Duarte et al., 2021).  No cenário brasileiro, a área cultivada com a cultura do milho na safra 2022/23 foi de 22.267,4 milhões de hectares, com uma produção de 131.865,9 milhões de toneladas. A produtividade média, alcançou em torno de 5.922 Kg ha-1, com aumento de 13% em relação a safra anterior (CONAB, 2023).

Veja aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.