No Dia 12 de dezembro de 2019 a equipe da Nutritec Agro realizando a avaliação das armadilhas de esporos, instalados em diferentes pontos equidistantes no município de Júlio de Castilhos e Quevedo, detectou a presença do esporo causador da Ferrugem Asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi).

A identificação aconteceu após a instalação do equipamento no dia 06/12/2019, em meio a lavouras comerciais de soja, as quais se encontram no início do florescimento. O principal objetivo da utilização dessas armadilhas, é auxiliar o produtor na condução dos programas de controle da ferrugem da soja em suas lavouras, através de pulverizações preventivas, a partir da chegada dos esporos disseminados pelo vento e antes da infecção nas plantas, e assim combate-la com maior eficiência, reduzindo grandemente as perdas de potencial produtivo.

Foto: Rudinei Balem

As condições ideais ao desenvolvimento da doença são, temperaturas entre 18ºC a 26ºC, molhamento foliar pelo menos seis horas (ideal de 12 a 14 horas), nestas condições os esporos germinam e o fungo penetra na folha diretamente rompendo a epiderme (diferente da maioria dos fungos causadores de ferrugem, que só penetram por estômatos) iniciando a colonizar os tecidos da folha.

Em condições ótimas de temperatura, cinco dias após a penetração, é possível visualizar os primeiros sintomas, que são os pontos escuros (urédias), vistos mais facilmente olhando a folha contra um fundo claro, (Consórcio Antiferrugem).



Os produtores que desejam conhecer o esporo da doença em microscópio, bem como o monitoramento dos demais coletores e os cuidados com os manejos no decorrer do ciclo da cultura, poderão acessar nossa empresa situada na Av. Borges de Medeiros nº 623 no centro de Júlio de Castilhos.

Fonte: Rudinei Balem (Téc. Agropecuária, Tecnólogo em Produção de Grãos e Esp. em Manejos de Grandes Culturas), e Mauro Giuliani Ugalde, Mestre e Fitopatologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.