Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Leandro, professor da UFPR e um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa, mostra uma área de soja onde a cultura já está em fase de enchimento de grãos, porém por questões climáticas a cultura ainda não fechou a entrelinha, o que acaba sendo um grande problema sob o ponto de vista de controle de plantas daninhas.


Veja também: Manejo de plantas daninhas em pós-emergência na soja


Para o bom manejo de plantas daninhas é essencial o entendimento dos períodos de interferência das plantas daninhas na cultura foco, no caso a soja. Os períodos, que dentro de uma ótica ecológica, são considerados em um agroecossistema são:

PTPI = Período total de prevenção à interferência;

 PAI = Período anterior a interferência;

 PCPI = Período crítico de prevenção à interferência.

No manejo integrado de plantas daninhas, as estratégias são configuradas após levantamento fitossociológico e determinação de períodos de interferência.

O pesquisador demonstra uma lavoura de soja, aparentemente em pleno crescimento, porém, já com a presença de vagens e enchendo seus grãos antes de a cultura fechar a entrelinha da lavoura.

Esse cenário, conforme destacado pelo pesquisador, é muito comum na região oeste do estado do Paraná, onde a seca prejudicou bastante os sojicultores no estabelecimento da cultura e a lavoura não conseguiu se desenvolver a ponto de fechar a entrelinha.

Essa problemática implica diretamente no aumento do PCPI, pois enquanto a linha não fecha, não termina o PTPI, e o PCPI é a diferença entre o PTPI e o PAI, pois quando a cultura não fecha a entrelinha prolongamos esse período, o que é indesejável.

Mesmo com uma área bem manejada, como é o caso da lavoura que é mostrada no vídeo, provavelmente o produtor terá de realizar novas aplicações, visto que o melhor controle para plantas daninhas é a própria cultura, que quando fecha a entrelinha impossibilita a entrada de luz para a emergência de novas plantas invasoras indesejáveis.

Confira o vídeo abaixo.


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrechtaqui.



Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.