O mês de dezembro tende a ser marcado por um clima mais chuvoso nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba, de acordo com o alerta agroclimático divulgado hoje pela Rural Clima.
A sexta-feira deve ser marcada por chuvas no Tocantins, Maranhã, Bahia, Espírito Santo e na faixa leste de Minas Gerais. “No fim da tarde e até a madrugada de sexta-feira para sábado áreas de instabilidade vindas da Amazônia começam a ganhar força e chegam ao Rio Grande do Sul, provocando chuvas no estado e em parte de Santa Catarina, Paraná e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Goiás em forma de pancadas e irregulares, que devem se estender durante todo o final de semana”, alerta o agrometorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos.
Na primeira semana de dezembro e, nas próximas semanas, as frentes frias começam a avançar com maior frequência pelo país, favorecendo a ocorrência de chuvas. No Rio Grande do Sul deve chover neste final de semana. Depois o tempo abre durante a semana e volta a chover no próximo final de semana.
Com relação ao fenômeno La Niña, Santos diz que ele seguirá ativo em dezembro, embora esteja havendo um aquecimento das águas no Pacífico, o que favorece a entrada de frentes frias no Brasil. “Em janeiro é previsto um desaquecimento do fenômeno, que deve entrar em neutralidade em fevereiro e findar, no final do verão. Com isso, o Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina devem ter chuvas mais irregulares em dezembro, após um tempo mais seco em novembro, que afetou o milho, conforme o previsto. A partir de agora, as chuvas devem favorecer o cultivo de soja no Rio Grande do Sul, bem como no Brasil Central”, conclui.
Fonte: Agência Safras