De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o mês de dezembro deverá registrar chuvas mais frequentes no Brasil, embora com volumes ainda irregulares.
Na sexta-feira (1), uma frente fria estará atuando sobre o Brasil Central e outra estará ingressando no Rio Grande do Sul. Assim, de acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, pode haver bons volumes de chuvas sobre o Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai ao longo dos próximos dias. Já na região central do país estão previstas instabilidades e pancadas de chuvas sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Já no interior do nordeste deve haver poucas chuvas.
Santos afirma que a tendência para o mês de dezembro é de chuvas mais frequentes no Brasil, mas de forma irregular. “Uma ou outra área pode sofrer com baixos volumes de precipitações ou estiagem, pois o El Niño ganhou força e deve haver mais chuvas no Sul do que no Norte do país. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina pode haver mais períodos de sol, o que será essencial para o plantio e a realização de tratos culturais nas lavouras, uma vez que a colheita de trigo está sendo abandonada pois a qualidade do cereal está muito ruim até mesmo para uso na ração. Além disso, as chuvas devem melhorar na Bacia Amazônica, favorecendo a ocorrência de corredores de umidade na região Norte do Brasil”, alerta.
O agrometeorologista comenta que o mês de janeiro será de chuvas mais frequentes na região central e norte do país do que no sul, com destaque para as duas primeiras semanas. Neste período, em áreas abaixo do sul de São Paulo pode haver uma ou outra estiagem de pequena duração, mas as temperaturas deverão ficar mais brandas se comparadas às registradas em outubro e novembro.
Acompanhe a Agência Safras no site. Siga também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Autor/Fonte: Arno Baasch / Agência SAFRAS