Embora as lavouras de soja e arroz sigam predominando a paisagem, na região centro-sul do Rio Grande do Sul os produtores rurais abriram mais espaço para culturas alternativas. Segundo dados da Cotrisul, os associados dedicaram ao sorgo uma área 70% maior que no ano anterior e ampliaram em 10% os cultivos de milho.

Na área de atendimento da cooperativa, as lavouras cultivadas com sorgo nesse ano ocupam 1,5 mil hectares, enquanto a lavoura de milho chega a 6 mil hectares de plantio feito pelos cooperados. Atenta a esse cenário, a cooperativa irá realizar, no dia 16 de dezembro, um Dia de Campo especial sobre essas duas culturas.

Dia de Campo terá onze cultivares de milho (irrigado e de sequeiro) e cinco variedades de sorgo

Agendado para começar às 14h, na sede da Agropecuária Barufaldi (região do Capané, em Cachoeira do Sul), o evento dará destaque a onze diferentes cultivares de milho e cinco variedades de sorgo. O Dia de Campo é realizado com o apoio de sete obtentoras de sementes: Agroceres, Agroeste, NK, Pionner, Brevant, Dekalb e Nuseed.

O gerente do Departamento Técnico, Fábio Rosso, explica que o aumento da área de sorgo tem relação direta com as dificuldades enfrentadas na soja na safra passada. Ele pontua que o sorgo tem um custo menor e um potencial de rentabilidade semelhante ao esperado para a soja.

“O milho é muito atrativo, mas é uma lavoura mais cara de ser feita e mais sensível ao clima. Na nossa região, os produtores que apostam pelo milho são aqueles que plantam em áreas equipadas com pivôs de irrigação”, detalha o agrônomo. Rosso pondera, ainda, que a própria cooperativa absorve grande parte da produção de sorgo da região em sua fábrica de ração animal.

Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a lavoura de milho no Rio Grande do Sul deve cobrir 785.030 hectares no ciclo 2025/2026, e alcançar uma produtividade de 7.370 kg/há. Já à soja, os produtores do estado devem dedicar 6.742.236 hectares e têm uma produtividade média esperada de 3.180 kg/ha. O Informativo Conjuntural da entidade não consolidou, em sua última edição, os dados estaduais sobre o cultivo de sorgo.

Sobre a Cotrisul

A Cotrisul é uma cooperativa de produção agropecuária situada entre as regiões Centro, Sul e Campanha do Rio Grande do Sul – área tradicional da pecuária e de expansão da produção de grãos, onde o respeito pelo meio ambiente, a inovação e a logística são diferenciais que complementam a força dos produtores rurais.

As unidades de recebimento de grãos da Cotrisul estão em Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Piratini e Lavras do Sul. A cooperativa processa, em Caçapava do Sul, o Arroz Cotrisul e as Rações Cotrisul.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrisul



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.