Visando transferir o conhecimento pesquisado na universidade para o produtor e os ligados ao setor, aconteceu na tarde do dia 19 de março o II Dia de campo da Defesa Fitossanitária da UFSM, o evento ocorreu na Área experimental da Defesa na UFSM, em Santa Maria- RS.
As estações apresentadas no dia de campo foram:
- Intervalos de aplicações de fungicidas;
- Manejo de percevejos e de Mosca-Branca em soja;
- Nufarm, soluções para o agricultor;
- GMR de cultivares combinados com portifólio de fungicidas;
- Corteva;
- Manejo de herbicidas pré emergentes e dessecação;
- Consórcio Antiferrugem.
Na estação de manejo de percevejos e Mosca-Branca em soja o professor Dr. da UFSM Jonas Arnemann falou com os participantes sobre o tema, discutindo a importância do controle do percevejo na soja, para reduzir o risco e aumentar a produtividade, citando alguns princípios ativos que obtiveram melhor resultado no controle dos experimentos realizados.
O pesquisador também falou sobre Mosca-branca e seus danos na cultura da soja, ressaltando a importância do manejo correto “pensando no controle na fase jovem no terço médio inferior da planta e na fase adulta na parte superior”, visando diminuir os danos que a mesma causa a cultura.
Na estação também foi discutido sobre uma praga relativamente nova no Brasil, mosca-da-haste-da-soja, alertando sobre seus danos e apresentando alternativas de manejo para reduzir as perdas na produtividade, como a aplicação de princípios ativos no tratamento de sementes como preventivo a cultura.
Redação: Equipe Mais Soja
Foto de capa: Agrotopho e Molecular Insect Lab