A Emater/RS-Ascar, em colaboração com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizou nesta quinta-feira (13/02) um Dia de Campo sobre Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD) na cultura da soja. O evento ocorreu no município de Estrela, na propriedade de Leandro Rodrigues da Silva.

Silva relatou na sua fala o histórico de uso do MIPD na sua plantação e as vantagens de não precisar usar inseticidas, usando o controle biológico e a redução de aplicações de fungicidas. Ressaltou também a importância do acompanhamento e orientação por parte da Emater/RS-Ascar no dia a dia do seu trabalho.

Entre os assuntos abordados pelos técnicos, estavam o conceito e importância do uso do MIPD, pragas e inimigos naturais, prática de monitoramento e identificação de insetos no monitoramento, Ferrugem Asiática e manejo de doenças na soja e uso de controles e agentes biológicos possíveis.

Posteriormente, ocorreram depoimentos dos agricultores presentes, que manifestaram sentimento de grande relevância ao conhecimento adquirido. “Se eu voltasse atrás em quatro anos eu brigaria comigo mesmo pela forma com que eu pensava e manejava minha lavoura. Hoje percebo que evoluí e consigo perceber os inimigos naturais contribuindo com o meu trabalho na propriedade”, relatou Leandro Silva.

O evento contou com a participação dos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, Marcos Schaefer, Álvaro Trierweiller e Carlos Fries, que organizaram e explicaram os assuntos abordados.

Fonte: Emater/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.