O agronegócio brasileiro alimenta perto de 800 milhões de pessoas no mundo. Produtividade é fundamental, aliada às técnicas sustentáveis. Manutenção ou expansão dos negócios precisam estar amparadas na aplicação de calcário.
Estas são algumas das mensagens que constam da ação feita pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) para marcar o Dia Nacional do Calcário Agrícola. A data é festejada em 24 de maio.
“Nossos associados fazem um trabalho fundamental. A produção e comercialização do calcário contribuem para alimentar e gerar energia aos brasileiros. Também integra os bons resultados da exportação brasileira”, disse João Bellato Júnior, presidente da Abracal.
Um vídeo foi produzido levando os conteúdos aos agricultores, pecuaristas e profissionais do segmento. A distribuição ocorre pelas redes sociais. Cópias também foram disponibilizadas aos sindicatos estaduais.
A comemoração chega num momento importante. O produto ganha relevância no contexto social, econômico e ambiental.
Por conta de atividades dos associados e dirigentes estaduais, a indústria de calcário tem obtido vitórias. Uma delas foi a renovação do Convênio 100, envolvendo o ICMS.
A Abracal também tem ampliado sua representatividade. Além de integrar o grupo de trabalho do Ministério da Economia que avaliou o convênio, a associação participa das reuniões sobre o Plano Nacional de Fertilizantes, em análise pelo governo.
Ainda integra dois conselhos temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – o da Mineração (Comin) e de Assuntos Tributários e Fiscais (Contrif).
O Dia Nacional do Calcário Agrícola é uma data especial para o setor. A ação, oficializada pelo governo federal, presta homenagem ao diretor executivo da Abracal, Fernando Carlos Becker. Sua atuação em favor da agricultura e do calcário no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil tem extrema relevância para os resultados obtidos pelo agronegócio. Becker nasceu em 24 de maio.
Clique aqui e assista ao vídeo do Dia do Calcário Agrícola.
Fonte: ABRACAL