InícioDestaqueDoenças, manejos e fungicidas: vem aí uma mentoria para que você "pare...

Doenças, manejos e fungicidas: vem aí uma mentoria para que você “pare de seguir receita de bolo a aprenda a manejar”

Da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi), com elevada agressividade, a Doenças de final de ciclo da soja (DFCs), as perdas de produtividade e qualidade em uma lavoura mal manejada podem chegar a 90% nos casos mais extremos (Godoy et al., 2023). Sem dúvida o manejo fitossanitário da soja é um dos responsáveis pela manutenção do potencial produtivo da cultura, e acertar o programa de fungicidas é indispensável para o sucesso desse manejo.

Figura 1. Ferrugem-asiática em soja.

No entanto, nem sempre estabelecer um programa de fungicidas e um manejo eficiente  é uma tarefa fácil. Uma série de fatores podem variar ao longo da safra, tornando necessário ajustes de doses, produtos e associações entre eles, tecnologia de aplicação e muito mais.

Alguns dos patógenos causadores de doenças, já estão presentes na lavoura antes mesmo da semeadura da soja, outros, são inseridos ao longo do ciclo da soja, através da dispersão de propágulos/sementes contaminadas, plantas daninhas, disseminação de esporos, etc… Sendo assim, a dinâmica do manejo de doenças na lavoura pode mudar ao longo do ciclo da soja, dependendo das condições de inóculo e ambiente.

Além disso, uma série de fatores relacionados a tecnologia de aplicação, tais como o sinergismo e antagonismo entre misturas de fungicidas, efeitos fitotóxicos, intervalos de aplicação, aplicação zero e até mesmo compatibilidade de calda são frequentemente tema de dúvida no manejo das lavouras, podendo impactar direta ou indiretamente a eficiência das aplicações, causando transtornos, danificando e obstruindo filtros, pontas e sensores de pulverização.

Figura 2. Filtros de pulverizador obstruídos e danificados.
Foto: Fundecitrus (2017)

No geral, pode-se dizer que estabelecer um adequado programa e manejo de fungicidas em uma lavoura é extremamente complexo, e que, dúvidas podem surgir a todo momento. Não tomar a decisão correta no manejo pode trazer impactos negativos na produtividade ou até mesmo comprometer a produção.

Mentoria em fungicidas 

Pensando nisso, o Mais Soja preparou para você uma mentoria em fungicidas. A Mentoria em Fungicidas com Marcelo Madalosso traz encontros ao vivo durante a safra, com atualizações e resultados sobre o manejo de fungicidas em diversas culturas agrícolas. Além disso você tem acesso a todos os cursos online Mais Soja com o Pesquisador Madalosso.

É a oportunidade de discutir o seu manejo com um dos melhores fitopatologistas do Brasil. Além dos encontros, você tem acesso aos cursos exclusivos Manejo 4.0; Mecanismo de ação de fungicidas e Fungicidas protetores para que se torne um expert no assunto e faça recomendações/uso ou vendas assertivas. E mais um novo curso contemplando o manejo de fungicidas para culturas como: milho e trigo assim como a a atualização dos resultados de pesquisa com os dados atualizados, obtidos na safra 23/24, trazendo pontos como manejo de doenças em soja, milho, trigo, fitoxicidade, biológicos, protetores, resistências, carboxamidas, momentos de entrada e intervalos etc…

Serão mentorias online e AO VIVO onde você pode tirar todas as suas dúvidas a respeito do manejo de fungicidas na sua lavoura, em 4 oportunidades no início, durante e após a safra, para você evitar falhas de manejo e perdas de produtividade.

Referências:

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2022/2023: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 195, 2023. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1154837/1/Circ-Tec-195.pdf >, acesso em: 20/06/2024.

SCAPIN, M. S. et al. MANUAL DE TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO EM CITROS. Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus, 2017. Disponível em: < https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/manual-de-tecnologia-de-aplicacao-em-citros/107 >, acesso em: 20/06/2024.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares